ouça este conteúdo
Duas empresas captaram clientes no Brasil para operações com valores mobiliários. CVM multou diariamente por oferta pública de serviços.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou hoje (5) um comunicado alertando sobre a importância de verificar a regularidade das empresas antes de realizar investimentos. No comunicado, a CVM destacou a atuação irregular das empresas Moneta Markets South Africa (PYT) LTD e Moneta Markets Limited, que não possuem autorização para intermediar investimentos ou captar recursos de investidores.
É fundamental estar atento às oportunidades de aplicações financeiras que surgem no mercado, mas é igualmente importante garantir que as empresas envolvidas estejam devidamente autorizadas pela CVM. Realizar investimentos de forma segura e legal é essencial para proteger o seu patrimônio. Portanto, antes de se envolver em qualquer tipo de investimento, verifique sempre a regularidade das empresas envolvidas e busque orientação de profissionais especializados no assunto.
Comunicado sobre atuação em investimentos
De acordo com a Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediário (SMI), foram identificados indícios de que as empresas, que se apresentam como responsáveis pela página www.monetamarkets.com, usam o referido site para captar clientes residentes no Brasil para a realização de operações com valores mobiliários. A autarquia determinou à corretora a imediata suspensão de qualquer oferta pública de serviços de intermediação de valores mobiliários, de forma direta ou indireta, inclusive por meio de sites, aplicativos ou redes sociais. Caso a determinação não seja adotada, uma multa diária no valor de R$ 1 mil está prevista.
Investimentos e aplicações financeiras em destaque
Falsas corretoras chamam atenção. Recentemente, a CVM e a Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) conduziram um experimento social que mostrou que quase metade das pessoas que viram o anúncio de uma falsa corretora na internet clicaram no anúncio. O site fictício ficou no ar durante quatro meses do segundo semestre de 2023 e teve mais de 170 mil acessos no total, ou seja, parte dos investidores visitou a página mais de uma vez atraído pelas falsas promessas.
Fonte: @ Valor Invest Globo