Gravação na visita de Blinken a Seul com regime da Coreia do Norte lançando múltiplos mísseis balísticos no Mar do Japão.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, surfou na onda das tensões diplomáticas e fez mais uma demonstração de poder ao supervisionar testes de disparos de mísseis com ‘superlançadores’. As imagens divulgadas pela TV pública do regime mostram o ditador norte-coreano acompanhando de perto os exercícios militares, em mais uma provocação à comunidade internacional.
O Ditador norte-coreano mostrou sua determinação em manter uma postura agressiva, mesmo com a visita do secretário de Estado americano, Antony Blinken, a Seul. Sob a liderança de Kim Jong-un, a Coreia do Norte continua desafiando as sanções e ignorando as pressões externas, mantendo-se como uma das principais preocupações geopolíticas do mundo contemporâneo.
Kim Jong-un lança múltiplos mísseis balísticos de curto alcance
As Forças Armadas da Coreia do Sul detectaram recentemente o lançamento de ‘múltiplos mísseis balísticos de curto alcance’ que voaram quase 300 km antes de cair no Mar do Japão. O Japão também confirmou o lançamento. Esta ação provocou preocupações na região, reforçando a tensão já existente devido às atividades militares da Coreia do Norte.
Preocupações com a postura do Ditador norte-coreano, líder da Coreia do Norte
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, viajou à capital sul-coreana para participar da terceira Cúpula pela Democracia, uma iniciativa do presidente Joe Biden. No entanto, os recentes disparos de mísseis balísticos por parte do regime da Coreia do Norte colocam em evidência a necessidade de um diálogo diplomático para evitar conflitos na região.
Os lançamentos ocorreram logo após a Coreia do Sul e os Estados Unidos realizarem seus exercícios militares conjuntos anuais, que contaram com um número significativamente maior de soldados do que no ano anterior. Através desses exercícios, busca-se fortalecer a cooperação entre os dois países e garantir a defesa mútua diante de possíveis ameaças do regime da Coreia do Norte.
Novos desafios em meio às tensões na península coreana
Pyongyang emitiu recentemente advertências, afirmando que Seul e Washington pagariam ‘caro’ pelas manobras conhecidas como ‘Escudo da Liberdade’. Além disso, Kim Jong-un visitou uma unidade de artilharia que alegava ter capacidade para atingir a capital sul-coreana, aumentando a preocupação com a escalada das tensões na região.
Este teste de míssil norte-coreano representa o segundo realizado este ano, sendo o primeiro ocorrido em 14 de janeiro com um míssil equipado com uma ogiva hipersônica manobrável. A comunidade internacional observa com cautela as ações do regime da Coreia do Norte e busca maneiras de promover a estabilidade e a segurança na península coreana.
Fonte: © G1 – Globo Mundo