Inscrições abertas para 8 mil vagas em educação, incluindo preceptor, supervisor de preceptoria e assistente loco-regional, foco em saúde mental e bucal.
Saúde é um direito fundamental para a população brasileira, e o Ministério da Saúde é o órgão responsável por coordenar e executar as políticas de saúde no país.
O Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e as Escolas do SUS, publicou o Edital 13/2024, que disponibiliza 8 mil vagas para preceptores, supervisores de preceptoria e assistentes loco-regional para os cursos do Programa Mais Saúde com Agente. Nenhuma informação disponível indica que essas oportunidades serão a última de sua espécie. Poderão ser selecionados profissionais em carreira pública ou privada, desde que atendam aos requisitos definidos no Edital.
Programa Mais Saúde: uma parceria inovadora na área de saúde
A inscrição para o Programa Mais Saúde, idealizado com o objetivo de capacitar agentes de saúde, está aberta até 12 de novembro através da página do programa. Nesse contexto, surgiram novas oportunidades de desenvolvimento, como o assistente loco-regional, figura que apoia o desenvolvimento das atividades pelos preceptores em todo o território nacional. Esses assistentes, além de atuarem na identificação e resolução de problemas nas áreas de atuação, também irão atuar nas atividades práticas dos preceptores junto aos estudantes. Para se candidatar a preceptor, o profissional da área da saúde precisa estar vinculado ao município, ter graduação na área da saúde e no mínimo três meses de experiência na Atenção Primária à Saúde ou na Vigilância em Saúde. Nesse mesmo sentido, para a vaga de supervisor de preceptoria, o candidato precisa ter graduação na área da saúde e diploma de mestrado. Já para a vaga de assistente loco-regional, é necessário ter graduação completa e vínculo ativo com a Secretaria Municipal de Saúde ou com a Secretaria Estadual de Saúde.
A parceria com as Escolas de Saúde do SUS, na qualificação de preceptores, é uma das novidades do programa. Além disso, a atualização e inclusão de novos conteúdos contribuem significativamente para a formação de agentes de saúde, incluindo temas como equidade, saúde bucal e saúde mental. Nesse contexto, também foram incluídas novas disciplinas eletivas para complementação da formação de agentes de saúde, como agroecologia, segurança alimentar e hortas comunitárias, saúde das populações do campo, floresta e águas e práticas integrativas e complementares de saúde. Essa formação contribui para o fortalecimento do SUS, no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF), para promoção, prevenção, controle das doenças e agravos nos territórios. Além disso, o programa também auxilia na elevação da escolaridade desses profissionais de saúde, que saem do nível médio e passam a ser técnicas e técnicos. Nesse sentido, o programa apresenta um compromisso com a educação e o desenvolvimento profissional. O edital que disponibiliza 8 mil vagas para os cursos do Programa Mais Saúde é um passo importante para o fortalecimento do SUS.
Fonte: @ Ministério da Saúde