Clubes brasileiros se unem contra enchentes, paralisam atividades em sinal de solidariedade à vítimas no RS, a exemplo de crises climáticas, e estão de acordo com a Federação Brasileira em parar com a Série A.
Os membros da Liga Forte União lançaram um manifesto, nesta terça-feira, assinado por 11 times, apoiando a paralisação imediata do Campeonato Brasileiro devido à crise causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. As equipes se encontraram nesta tarde e chegaram a um consenso em solicitar a suspensão do torneio.
Em meio às negociações para a paralisação do campeonato, os clubes ressaltaram a importância de respeitar a tradição de solidariedade e apoio às comunidades afetadas pelas enchentes. A comunicação entre os times tem sido fundamental para garantir a união em torno dessa decisão crucial para o futebol brasileiro.
Paralisação na Série A do Campeonato Brasileiro
O grupo de times que compõem a Série A do Campeonato Brasileiro inclui Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco. A Federação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a convocação de um Conselho Técnico para o dia 27 de maio, em resposta a um pedido do Ministério do Esporte para a paralisação da competição por tempo indeterminado.
No sábado, Grêmio, Internacional e Juventude enviaram um comunicado à CBF solicitando a paralisação do campeonato por até três rodadas. O Grêmio, em declarações posteriores, reforçou a necessidade da paralisação, seguindo a mesma posição adotada pelo presidente do Atlético-MG. Por outro lado, Flamengo e Palmeiras se posicionaram a favor da continuidade da Série A.
Desde a última quinta-feira, quando as enchentes causaram estragos no Estado, os jogos dos times gaúchos foram adiados em todas as divisões e competições masculinas e femininas, com a decisão válida até o dia 27 de maio. Os estádios e centros de treinamentos de Grêmio e Internacional, em Porto Alegre, estão alagados, o que impossibilita as equipes de realizar seus treinos.
A situação atual reflete as crises climáticas que assolam a região, impactando diretamente as competições esportivas. A Federação Brasileira está atenta às demandas dos clubes e busca soluções em meio às negociações em andamento. A tradição do futebol brasileiro enfrenta desafios diante das condições adversas, exigindo ações rápidas e eficazes para garantir a segurança e a integridade dos envolvidos na Série A.
Fonte: © GE – Globo Esportes