Ministro Camilo Santana participou da abertura da Feira Internacional do Livro com a ministra da Educação da Colômbia e Presidente da República.
A 36ª edição da Feira do Livro em Bogotá promete ser um verdadeiro sucesso! A presença do Brasil como convidado de honra trará uma rica diversidade cultural e literária para o evento. É uma oportunidade única para os amantes da leitura e da cultura se encantarem com as obras e a presença de renomados autores brasileiros.
O Brasil está em destaque na FILBo, levando a sua essência única e colorida para os visitantes colombianos. A participação do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva certamente enriquecerá o intercâmbio cultural entre os dois países. A Feira do Livro é um evento que promove a literatura e a conexão entre diferentes culturas, deixando um legado duradouro para os amantes dos livros.
Reflexos da Feira do Livro na Amazônia Colombiana
Na quarta-feira (17), a delegação participou da inauguração do Pavilhão Brasil na Feira Internacional do Livro, conhecida como FILBo, cujo tema central é ‘Lendo a natureza’. Durante a manhã do dia 17 de abril, o Presidente da República e sua comitiva foram recebidos em uma cerimônia oficial pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, juntamente com ministros e autoridades locais na majestosa Casa de Nariño, sede do governo colombiano.
Imersão nos Biomas Brasileiros na FILBo
O Pavilhão Brasil, ocupando mais de 3.600 metros quadrados na FILBo, proporciona uma imersão nos diversos biomas do país, celebrando a riqueza cultural e natural brasileira. Destaque especial é dado à Amazônia, região de grande importância que transcende as fronteiras nacionais até o território colombiano, reforçando os laços entre as nações por meio da literatura e da arte.
Fortalecimento da Cooperação Educativa na América Latina
Durante a cerimônia oficial e a abertura da feira, o Ministro Camilo Santana esteve presente, acompanhando a delegação brasileira, juntamente com o Presidente Lula. O encontro permitiu que autoridades brasileiras e colombianas dialogassem sobre a promoção da educação ambiental e a importância da diversidade na conservação da natureza, com foco na próxima Conferência das Partes (COP-16) sobre biodiversidade em Cali, programada para novembro.
Articulação para Intercâmbio Internacional na FILBo
Durante a FILBo, o Ministro Camilo Santana se reuniu com a ministra de Educação da Colômbia, Aurora Vergara, e sua equipe, discutindo a ampliação do ensino de espanhol e português nos dois países, bem como programas de mobilidade acadêmica. Também foram abordadas questões de educação inclusiva, reconciliação e paz, visando fortalecer a diversidade e a proteção ambiental através da cooperação educacional.
Integração e Cooperação Bilateral na Educação Profissional
Houve avanços nas negociações para a implementação de um programa de intercâmbio acadêmico e compartilhamento de experiências entre Brasil e Colômbia, especialmente no campo da educação profissional e tecnológica. A Colômbia demonstrou interesse em aprender mais sobre os Institutos Federais brasileiros, visando fortalecer sua própria rede de ensino técnico e tecnológico para o benefício mútuo de ambos os países.
Fonte: © MEC GOV.br