A Olimpíada de Professores, com apoio do MEC, reconheceu os melhores em matemática e premiou as boas práticas no ensino da disciplina.
O Ministério da Educação (MEC) estará presente no evento de premiação da 1ª Olimpíada de professores de matemática do Ensino Médio (OPMbr) que acontecerá na quarta-feira, 27 de março. O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, irão prestigiar os 67 professores de matemática selecionados na competição, que contou com a participação de aproximadamente 600 educadores em todo o Brasil.
É fundamental valorizar o trabalho dos professores de matemática, pois são eles os responsáveis por transmitir conhecimento e incentivar o aprendizado dos alunos. Parabéns aos mestres que se destacaram na OPMbr e que servem de exemplo para outros docentes em todo o país.
Cerimônia de Premiação da Olimpíada de Professores de Matemática
Entre os finalistas, há 10 na categoria ouro, 9 com medalha de prata e 48 com bronze. Os 10 medalhistas de ouro serão premiados com uma viagem para conhecer o sistema educacional da China, país classificado entre os melhores em matemática no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).
De acordo com José Antônio Puppim de Oliveira, membro do Conselho Gestor da OPMbr e professor titular da Fundação Getulio Vargas (FGV), a participação do MEC indica o comprometimento com a docência. ‘A participação do Ministro Camilo Santana e da secretária Izolda demonstra a importância que o MEC dá à valorização dos professores e a boas práticas pedagógicas’, destacou.
A Olimpíada de Professores de Matemática é promovida por uma equipe de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Com o apoio do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a competição teve como objetivos: estimular o ensino da matemática no Brasil; identificar e propagar boas práticas no ensino da disciplina; identificar talentos entre os professores e incentivar o ingresso em áreas científicas e tecnológicas; entre outros.
‘Com a competição, buscamos disseminar boas práticas de sala de aula, bem como novas práticas com parcerias internacionais, no caso com a China’, completou Puppim.
A seleção foi realizada em três etapas: a primeira fase ocorreu em outubro de 2023, com a aplicação de uma prova para avaliação do conhecimento; a segunda etapa, realizada em novembro, consistiu em uma apresentação em vídeo ilustrando as práticas utilizadas em sala de aula; e a última etapa, ocorrida em dezembro, envolveu uma entrevista do participante com o Comitê Acadêmico da OPMbr.
Destaque para os Professores de Matemática
Serviço Webinar | Premiação da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio do BrasilData: 27 de março de 2024 (quarta-feira)Hora: às 18h (horário de Brasília)Inscrições: https://evento.fgv.br/premiacaoopmbr_2703/Transmissão ao vivo: YouTube da FGV Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva
Fonte: © MEC GOV.br