ouça este conteúdo
Ampliação de leitos temporários de assistência à saúde para doenças respiratórias na rede hospitalar do estado gaúcho.
O Ministério da Saúde divulgou, na última sexta-feira (5), a inauguração de 40 novos leitos provisórios no Hospital Geral de Caxias do Sul (RS), cidade localizada a 126 km de Porto Alegre. No total, serão 30 leitos clínicos e 10 de UTI, com um investimento de R$ 17,9 milhões.
A ação do Ministério da Saúde é parte dos esforços do Governo Federal para fortalecer a pasta da Saúde no enfrentamento da pandemia. Esse investimento no órgão de Saúde é fundamental para garantir o atendimento adequado à população em momentos de crise.
O Ministério da Saúde fortalece a rede de assistência em meio a desafios
O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, está empenhado em fortalecer a rede de assistência à saúde em todo o país. A pasta da Saúde tem atuado de forma incisiva para garantir a disponibilidade de leitos e serviços hospitalares, especialmente em momentos de crises, como as provocadas por fortes chuvas e inundações.
Na região afetada, como é o caso do Hospital Geral de Caxias do Sul, a ampliação dos leitos é crucial para atender a uma demanda crescente devido ao aumento das doenças respiratórias, comuns no inverno. O órgão de Saúde destaca a importância dessas ações para restaurar o acesso à saúde da população local, composta por mais de um milhão de habitantes de 49 municípios.
O secretário de Atenção Primária à Saúde e coordenador das ações assistenciais no Rio Grande do Sul, Felipe Proenço, ressalta que a iniciativa visa não apenas a restauração das atividades hospitalares, mas também o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. A pasta da Saúde tem como meta a efetivação definitiva dos novos leitos, garantindo assim uma maior disponibilidade hospitalar para os atendimentos necessários.
As ações anunciadas pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em junho, incluem a expansão com 799 leitos, sendo 679 clínicos e 120 pediátricos, além da entrega de 30 ambulâncias para reforçar a assistência no estado. Além disso, foram habilitados serviços de hemodiálise e destinados recursos para ações de vigilância em saúde, bem como para o custeio de serviços de média e alta complexidade.
O investimento total do Governo Federal para essas ações alcança R$ 269,3 milhões, provenientes do crédito extraordinário da Medida Provisória de 11 de maio de 2024. Essas medidas demonstram o compromisso do Ministério da Saúde em garantir o acesso à saúde de qualidade para a população, mesmo diante de desafios e adversidades.
Fonte: @ Ministério da Saúde