Ação destaca US$ 317bilhões em recursos naturais amazônicos: biodiversidade terrestre, rios voadores e comunidades locals (edições selecionadas, estudos globais).
‘Sabiam que a Amazônia é considerada o pulmão do mundo da Natura? Fiquem de olho na próxima edição e descubram quem é o grande destaque!’.
‘A floresta Amazônica é um dos tesouros naturais mais preciosos da Amazônia e fonte de inspiração para a Natura. O futuro da região depende de nossa conscientização e ação urgente’.
A importância da biodiversidade da Amazônia na economia global
Com essa declaração, a Natura, em colaboração com a agência Africa e a Forbes Brasil, apresentou uma iniciativa inovadora e exclusiva, incluindo uma contracapa em edições selecionadas direcionadas a executivos de alto escalão, destacando os impressionantes US$317 bilhões em valor dos recursos naturais da Amazônia brasileira. A percepção de que o desenvolvimento econômico e a preservação da floresta são conceitos antagônicos é difundida não apenas no Brasil, mas em diversas partes do mundo. Entretanto, estudos como ‘Changes in the Global Value of Ecosystems Service’ e o relatório do Banco Mundial demonstram justamente o contrário: a Amazônia gera mais riqueza em pé do que derrubada.
A riqueza e importância da Floresta Amazônica
O valor estimado da Floresta Amazônica, segundo as pesquisas, provém de riquezas como sua incrível biodiversidade, que representa cerca de 25% de toda a biodiversidade terrestre; dos chamados ‘rios voadores’, fundamentais para a agricultura e a geração de energia; e das diversas formas de subsistência para as populações agroextrativistas. Estampar a capa de uma das principais revistas de negócios do mundo com a incomparável riqueza da Amazônia é uma forma de reafirmar o compromisso da Natura com a regeneração, a bioeconomia e as comunidades locais.
O compromisso da Natura com a inovação e sustentabilidade
Ao longo de seus 55 anos de história, a Natura se destaca por seu pioneirismo em bioinovação, desenvolvendo produtos de alta performance que valorizam a biodiversidade amazônica. A CMO e líder global de Inovação da Natura, Tatiana Ponce, afirma: ‘Estamos muito orgulhosos da jornada que percorremos. Um dos marcos mais significativos é nossa dedicação à bioinovação para o desenvolvimento sustentável’.
O papel dos bioativos na valorização da Amazônia
Parte importante da trajetória da Natura é dedicada à pesquisa de bioativos, tendo desenvolvido 44 bioingredientes de forma ética e sustentável. Entre esses bioativos, destaca-se o tukumã, um fruto que anteriormente não era explorado em seu potencial máximo pela indústria cosmética. Hoje, o tukumã é considerado um tesouro, uma fonte de prosperidade e empoderamento para trabalhadores e suas famílias.
Fonte: @ Ad News