Trajeto começa na capital piauiense, passando pelo Delta do Parnaíba e segue pelo litoral nordestino até Salvador, na Bahia, pela ferrovia Transnordestina, litoral, nordestino, capital, piauiense, região entre Maranhão e Piauí, presidente da Transnordestina.
Conhecido como o Trem do Céu, o trem turístico irá oferecer uma experiência inesquecível para os passageiros. Ainda que ainda esteja em projeto, essa linha de trem pode se tornar uma das mais turísticas do país, quando inaugurado. Este trem contará com 12 vagões, sendo 1 dos quais é um vagão restaurante, com opções para o almoço e o jantar.
A ligação entre as cidades cearense e sergipana será a primeira do tipo no Norte e Nordeste do Brasil. O governo do Ceará já anunciou que irá investir R$ 200 milhões em infraestrutura e mobilidade urbana, com a recuperação dos trechos da ferrovia que passam por cidades do interior cearense. Além de serviços de manutenção regular, o governo irá oferecer um vagão destinado a passageiros com deficiência.
Um trem que une o Nordeste
O trem de turismo nordestino poderá ser o grande empreendimento turístico que o Brasil espera há tanto tempo. Com um trajeto que começa na capital piauiense, passando pelo Delta do Parnaíba, uma região que divide Maranhão e Piauí, e seguiu pelo litoral nordestino até Salvador, na Bahia, esse trem turístico será o mais longo do país. O governador do Ceará, Elmano, defende a ideia de um trem turístico que leve passageiros de Teresina até Salvador, cruzando os estados do Nordeste brasileiro.
Um projeto que beneficia todos os estados
‘Todo mundo ganha. Assim, não trabalharíamos o turismo apenas no Ceará e na Bahia, mas em todo o Nordeste brasileiro. Seria um grande avanço para todos, em vez de os estados competirem entre si’, afirmou Elmano. O projeto poderia contar com a estrutura da ferrovia Transnordestina, que liga o Piauí ao Ceará.
O trem de turismo nordestino: uma realidade possível?
Essa ideia surgiu após uma conversa em Iguatu, onde a Janja, primeira-dama, estava com o presidente Lula, relatou a ideia a ele, que demonstrou interesse e falou com o Tufi, presidente da Transnordestina. No entanto, a iniciativa ainda necessita de estudos que comprovem viabilidade financeira. Um trem exclusivamente para passageiros precisa de uma análise econômica detalhada para verificar se há demanda suficiente, especialmente para um trem mais rápido. É um investimento alto, e nenhuma empresa se comprometerá sem a garantia de demanda.
Fonte: © A10 Mais