Todo mundo fala sobre inteligência artificial, mas ninguém sabe nada. Tecnologias de IA são discutidas, mas casos de uso e gestão com apoio são desconhecidos.
A implementação de projetos de IA parece estar se tornando uma tendência entre os CIOs, que estão cada vez mais interessados em explorar as possibilidades da inteligência artificial. No entanto, muitos deles ainda estão na fase de “conversa fiada”, sem experiência prática real para respaldar suas afirmações.
É como se estivessem diante de um mundo desconhecido, onde a tecnologia de IA é o grande mistério. Eles sabem que precisam experimentar, mas o medo de não saber como lidar com as consequências os impede de dar o próximo passo. A IA é o futuro, mas é preciso mais do que apenas conversar sobre ela para realmente aproveitar seus benefícios. É hora de colocar a mão na massa e começar a experimentar.
A Adoção de IA: Um Dilema para os CIOs
Uma pesquisa recente realizada pela Salesforce com 150 CIOs de empresas com mais de 1.000 funcionários ao redor do mundo revelou que a adoção de IA é um tema complexo e desafiador. A pesquisa, intitulada ‘The CIO Dilemma’, mostra que os CIOs estão convencidos do potencial da IA (84% acreditam que ela será tão significativa para os negócios quanto a Internet) e do perigo da tecnologia (67% disseram que estão tomando um approach mais cauteloso com IA do que outras tecnologias).
No entanto, há uma grande insegurança sobre o nível de conhecimento sobre o tema: 61% dos pesquisados afirmaram que sentem que deveriam saber mais sobre IA do que eles realmente sabem. A origem da insegurança são temores sobre segurança, apontados por 57% dos pesquisados, seguidos por falta de informação confiável, apontado por 52%. Além disso, a incapacidade de identificar casos de uso, treinamento de profissionais e falta de retorno para o investimento também foram citados por cerca de 30% dos entrevistados.
Os Desafios da Implementação de IA
Os CIOs também estão pressionados: 68% pensam que os ‘stakeholders’ têm expectativas não razoáveis sobre o tempo de implementação da tecnologia. Além disso, há uma confusão entre três perfis diferentes dentro das organizações: quem usa IA, quem quer IA e quem está pronto para IA. A área mais entusiasmada com IA é o marketing, enquanto a que tem mais casos de uso é o customer service. No entanto, quem estaria pronto mesmo para a tecnologia seria o RH.
Marketing e customer service aparecem só em quinto e quarto lugares, respectivamente, no ranking de ‘readiness’. Por enquanto, os CIOs ainda estão destinando quatro vezes mais orçamento para projetos voltados a dados do que para IA, porém a maior parte (66%) está confiante de que terá retorno nos investimentos em inteligência artificial.
A Tecnologia de IA como um Diferencial
A IA generativa é uma das tecnologias mais transformadoras deste século. Esta pesquisa dá uma ideia dos fundamentos nos quais CIOs de todo o mundo, indústrias e geografias estão se apoiando para a implementação de tecnologias de IA verdadeiramente transformacionais. A Senior apresenta soluções completas e personalizadas de gestão com apoio de inteligência artificial generativa, permitindo que as empresas tomem decisões mais ágeis e assertivas com base em dados relevantes e consistentes. Com a tecnologia de IA, as empresas podem ter mais autonomia, automação e produtividade, tornando-se líderes de mercado.
Fonte: @Baguete