O Corinthians adota uma postura única no início do mercado de transferências com jogadores. Diferente dos rivais, eles realizam sondagens e negociam vínculos estendidos com acordos de renovação, estratégias que são desenvolvidas até que as tratativas sejam finalizadas.
Enquanto rivais como Palmeiras e São Paulo já anunciaram reforços para a temporada de 2025, o Corinthians iniciou o mercado da bola em outro ritmo, com uma abordagem mais cuidadosa. Embora o clube esteja ciente da necessidade de reforços para a próxima temporada, a prioridade é consolidar o elenco atual e evitar movimentações desnecessárias.
Para a temporada de 2025, o Corinthians não precisa de uma reformulação completa do elenco. Em vez disso, o objetivo é fazer ajustes pontuais para fortalecer as áreas frágeis. Isso significa que o clube estará procurando por novos atletas que possam complementar as habilidades dos jogadores atuais. Os nomes que são certeiros para reforços devem ser identificados com mais rapidez, para que o Corinthians possa fechar os negócios antes que outros times da competição o façam. Com essa abordagem, o Corinthians deve ser capaz de reunir um elenco mais forte e competitivo para enfrentar os desafios da próxima temporada.
Reforços: Uma Estratégia de Fortalecimento
A diretoria e a comissão técnica do Corinthians estão focadas em identificar deficiências no plantel e em agregar reforços de qualidade. Para tanto, a cúpula do clube não está parada e vem fazendo uma série de sondagens com representantes de jogadores de renome. Essa abordagem visa garantir a chegada de novos atletas que possam contribuir de forma significativa para a equipe. No entanto, antes de avançar em direção à contratação de novos nomes, o departamento de futebol definiu como prioridade a renovação dos contratos com os jogadores que já estão no elenco.
Um exemplo disso é a renovação do vínculo do meia André Carrillo, que agora terá seu contrato estendido até final de 2026. Além disso, a diretoria também conseguiu um acordo com o atacante Ángel Romero, que renovou seu contrato por mais uma temporada. A próxima meta do clube é oficializar a renovação de empréstimo do volante Maycon, que foi cedido pelo Shakhtar Donetsk desde 2022. As tratativas para a permanência do jogador caminham bem, apesar do tempo que ele passou lesionado na última temporada.
Enquanto isso, o departamento de futebol do Corinthians trabalha com a possibilidade de contratar jogadores midiáticos, que possam trazer impacto tanto dentro quanto fora de campo. Esse é o caso do atacante Memphis Depay, cuja contratação exigiria diferentes estratégias até que as tratativas sejam finalizadas. É importante notar que, apesar da busca por novos nomes, alguns jogadores, como o zagueiro Caetano e os meias Matheus Araújo e Ruan Oliveira, já deixaram o clube. Outros, como os atacantes Giovane, Pedro Raul e Pedro Henrique, têm futuro indefinido.
Em 2024, o Corinthians contratou um total de 20 jogadores, incluindo empréstimos e contratações em definitivo. O clube estava disposto a gastar cerca de R$ 170 milhões apenas com taxas de transferência.
Fonte: @ ESPN