O Programa Olhar Espacial traz informações sobre cometas-rasantes, destacando os principais como os da Kreutz, que passaram pelo Sistema-Último-Alerta em 2024, observados por astronomas via Observatório-remoto, com caudas-luminosas.
Em um ano marcado pela aparição de cometas, o ano de 2024 foi um verdadeiro espetáculo celestial. O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) e o cometa C/2024 S1 (ATLAS) brilharam de forma intensa, disputando o título de mais brilhante do século. Essa disputa celestial foi um evento único que chamou a atenção de astrônomos e curiosos em todo o mundo.
Enquanto os cometas se destacavam no céu, outros corpos celestes também chamaram a atenção. O asteroide que passou perto da Terra foi um lembrete da complexidade do nosso sistema solar. Além disso, a queda de um meteorito em uma região remota do planeta foi um evento que chamou a atenção de cientistas e entusiastas da astronomia. O planeta que se movia em órbita ao redor do sol foi um testemunho da beleza e da complexidade do universo.
Cometa C/2024 S1 Soa o Alarme de Desintegração
O cometa C/2024 S1 (ATLAS) foi descoberto em 27 de setembro no Havaí, no projeto de vigilância de asteroides e cometas com a Terra, Sistema Último Alerta de Impactos. A identificação inicial foi como objeto A11bP7I, mas após observações adicionais, foi confirmado como membro da família de cometas rasantes Kreutz, nomeada em referência ao astrônomo alemão Heinrich Kreutz, que desvendou a relação entre eles.
O cometa C/2024 S1 (ATLAS) foi identificado como um possível membro da família de cometas Kreutz, conhecida por desenvolver caudas luminosas após passar pelo ponto mais próximo do Sol. No entanto, infelizmente, o cometa não sobreviveu ao encontro com o Sol em 28 de setembro.
Cometas Rasantes: Uma Ameaça ou uma Maravilha Celeste?
A família de cometas Kreutz é conhecida por seus membros que desenvolvem caudas luminosas após passar pelo ponto mais próximo do Sol. No entanto, o cometa C/2024 S1 (ATLAS) não foi um dos membros que desenvolveu essa característica.
Asteroide, Meteoro, Meteorito: A Confusão Celeste
O termo ‘asteroide’ se refere a objetos rochosos que orbitam o Sol, enquanto o ‘meteoro’ é a luz emitida pela queima de um objeto no ar. O ‘meteorito’, por outro lado, é o fragmento que sobrevive à queima no ar e pode ser recuperado. O cometa C/2024 S1 (ATLAS) é um exemplo de um objeto celeste que pode ser confundido com um asteróide, mas que, na verdade, é um objeto que se move em uma órbita elíptica em torno do Sol.
Cometa-rasante, Kreutz-astrônomo e Sistema-Último-Alerta
O cometa C/2024 S1 (ATLAS) é um membro da família de cometas rasantes Kreutz, que é nomeada em referência ao astrônomo alemão Heinrich Kreutz. O Sistema Último Alerta de Impactos é um projeto de vigilância de asteroides e cometas com a Terra que detectou o cometa.
Cometa Tsuchinshan-ATLAS: Uma Transmissão ao Vivo
O Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (1) é dedicado ao cometa C/2024 S1 (ATLAS) e ao cometa C/2023 A3. O programa estará transmitindo ao vivo a transmissão do cometa Tsuchinshan-ATLAS através de um observatório remoto no Chile, se tudo der certo.
Astrônomo Amador: Uma Visão Especial
O convidado do Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (1) é o astrônomo amador Cristóvão Jacques, sócio fundador do Observatório SONEAR-Wykrota-CEAMIG e dono do canal AstroNEOS. Ele trará uma visão especial do mundo dos astros e cometas.
Assista ao Programa Olhar Espacial
O Programa Olhar Espacial é transmitido ao vivo todas as sextas-feiras às 21h (horário de Brasília) pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok. É possível assistir ao programa e aprender mais sobre o mundo dos cometas e asteroides.
Fonte: @Olhar Digital