Nomeação de Scott Bessent como secretário do Tesouro por Donald Trump é uma escolha ponderada, proporcionando estabilidade à perspectiva econômica dos EUA, sob pressão da escolha de Donald Trump, de relatos de um cessar-fogo nos futuros investimentos do ouro.
Os futuros do Ouro sofreram forte retração nas negociações da terça-feira em decorrência da confirmação da escolha de Donald Trump como secretário do Tesouro dos EUA e notícias sobre um cessar-fogo entre Israel e Líbano. Em forte queda, os ativos perderam valor.
Até setembro de 2022, a demanda por ativos como o ouro pode vir a aumentar, como resultado de o mercado entender que os eventos geopolíticos em curso poderão afetar negativamente a economia global. Nesse cenário, muitos investidores podem diversificar suas carteiras, buscando ativos de valor como o Ouro, que continua a ser uma opção segura, principalmente em tempos de queda do mercado.
Ouro: Movimentos no Mercado
No fechamento de ontem, o mercado do ouro apresentou uma variação significativa, com o ouro com vencimento em dezembro caindo 3,45% para US$ 2.618,5 por onça-troy. Este movimento reflete a mudança na pressão sobre os preços do ouro, que pode ser influenciada por diversas fatores, incluindo a escolha de políticas econômicas e as tensões geopolíticas.
A nomeação de Scott Bessent como secretário do Tesouro pelo presidente eleito Donald Trump é vista como uma escolha ponderada, proporcionando mais estabilidade à perspectiva econômica dos EUA do que outros candidatos em consideração. Essa perspectiva pode influenciar a demanda por ativos de segurança, como o ouro, pois investidores podem buscar alternativas mais estáveis em tempos de incerteza econômica. No entanto, a queda da demanda por ativos de segurança, como o ouro, ainda é um fator a ser considerado, especialmente diante da redução das tensões geopolíticas no Oriente Médio.
Essa queda na demanda por ativos de segurança, como o ouro, pode ser atribuída a uma combinação de fatores, incluindo a perspectiva de uma demanda mais forte por outros ativos, como os títulos do governo, e a percepção de que o mercado de ativos de segurança está experimentando uma queda na pressão. Para alguns investidores, a queda da demanda por ativos de segurança, como o ouro, pode ser vista como uma oportunidade para comprar ações de empresas que operam em setores que são mais fortes do que o ouro.
Fonte: @ Valor Invest Globo