Palmeiras vai investir alto para reforçar elenco dirigido por Abel Ferreira em 2025 com novos reforços no mercado e foco em aumentar competitividade, preparando saídas.
O Palmeiras despertou o interesse dos torcedores com uma campanha promissora no final de 2023, deixando claro que será um time a ser levado em consideração na disputa do título em 2025.
No entanto, o sucesso não é algo novo para o Verdão, que há anos vem construindo uma base sólida. A estrutura do clube, que inclui uma excelente academia de futebol, também foi fundamentais para o crescimento do elenco, que se tornou um dos mais competitivos do país. Com uma equipe junta, o Alviverde segue em direção ao seu objetivo de conquistar mais títulos em breve.
Uma nova era para o Palmeiras
O Palmeiras acaba de encerrar um ciclo de contratações mais passivo e agora está preparado para embarcar em um novo período de expansão. Depois de conquistar apenas o Campeonato Paulista em 2024, o clube está com uma postura mais agressiva em relação ao mercado, marcando a chegada de grandes reforços para a comissão técnica de Abel Ferreira. Este ano, o Palmeiras aproveitou a saída de grandes nomes do mercado para recrutar peças de qualidade, como Facundo Torres, que estava no Orlando City, e Paulinho, do Atlético-MG.
Reforços estratégicos
O Palmeiras tem outras contratações planejadas para a temporada de 2025, como a negociação de Andreas Pereira, do Fulham, e a possibilidade de contratação de Matheus Pereira, do Cruzeiro. Esses movimentos mostram uma postura mais agressiva do Verdão com relação ao mercado, demonstrando que o clube está comprometido em construir um elenco competitivo. Além disso, a contratação de Paulinho é um exemplo do perfil desejado pelo Palmeiras: jovem, com potencial de revenda e sem compromissos de participação em competições importantes.
Campanha para o Mundial de Clubes
De acordo com apuração da ESPN, o clube entende que era necessária a chegada de reforços, principalmente por conta da disputa do Mundial de Clubes da Fifa de 2025, nos Estados Unidos. A reportagem informou ainda em meados de maio como o Palmeiras tem planos de montar elencos competitivos, fazendo da disputa da competição uma ‘rotina’ para o futuro. A meta palestrina é manter o padrão de competitividade para os próximos anos, seguir sempre presente nas disputas da Libertadores e, assim, continuar bem colocado no ranking, que já garantiria uma vaga no futuro Mundial.
Rotina para o futuro
Além disso, o Palmeiras entendeu que alguns nomes vivem o chamado ‘fim de ciclo’. Peças como Zé Rafael, Gabriel Menino e Rony deverão ser negociados, enquanto Dudu já deu adeus ao clube paulista após dez anos de casa e, para 2025, alguns garotos que tiveram pouco espaço recentemente, como Naves e Fabinho, também devem deixar o Alviverde. Outro que também tem saída confirmada é Estêvão, que permanecerá no clube apenas até o final do Mundial e, em seguida, se apresentará ao Chelsea.
Reformulação do elenco
Em meio a essa reformulação, o Palmeiras entendeu que seria necessário qualificar o elenco e tem enxergado algumas oportunidades de mercado como opções. A contratação de Paulinho, do Atlético-MG, é um bom exemplo. O atacante se encaixa no perfil desejado pelo Palmeiras, sendo jovem e tendo potencial de revenda. Além disso, o time mineiro não estará na próxima edição da CONMEBOL Libertadores e corre atrás de receita para 2025. Com isso, o Verdão leva vantagem na negociação, pois o poder de compra está a seu favor.
Fonte: @ ESPN