Concurso literário homenageia Myriam Fraga, com início de inscrições em 9 de novembro. Prêmio para autores de obras inéditas em projeto gráfico, dentro da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Festa Literária Internacional do Pelourinho.
O Prêmio Myriam Fraga visa identificar e incentivar autores que ainda não tiveram a oportunidade de publicar livros, proporcionando-lhes uma chance de compartilhar suas obras com o mundo.
A Fundação Casa de Jorge Amado, conhecida por seu compromisso com a literatura, busca reunir escritores de todo o Brasil e, mesmo assim, destaca o importante papel das criadoras de conteúdo dentro do contexto da publicação. As inscrições para o prêmio serão abertas em 9 de novembro, um momento esperado por muitos autores inéditos. Esse período ficará disponível até 9 de dezembro, garantindo que os interessados possam participar e contribuir com suas obras de escritores e autores. Nesse período, os interessados poderão enviar suas propostas para o prêmio. As obras selecionadas receberão uma bolsa de R$ 10.000,00 e um apoio editor para publicar seus livros. Além disso, os escritores e autores contemplados também terão a oportunidade de participar de um workshop de edição e publicação, oferecido pela Fundação.
Escritores se reúnem para comemorar a vida de uma das figuras mais importantes da literatura baiana
A premiação é uma homenagem à respeitada escritora e poeta Myriam Fraga, cujo aniversário é celebrado em 9 de novembro. A Academia de Letras da Bahia (ALB), onde Myriam Fraga teve uma cadeira, e a Fundação Casa de Jorge Amado, onde ela atuou como diretora executiva, trabalham juntas na realização do projeto, liderado atualmente pelo vice-presidente da ALB, Marcus Vinícius Rodrigues, com a gestão da Fundação Casa de Jorge Amado. A abertura da chancela da ALB para o projeto foi um momento importante, pois o vice-presidente, que já foi escritor premiado em uma edição para autores inéditos, poderá contribuir de maneira significativa para o sucesso da iniciativa, destacando sua importância para os escritores.
A viabilidade do projeto foi alcançada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio do Nubank para os vencedores, que além de terem seus textos publicados, ganharão R$ 4 mil, além de 30% da tiragem dos livros. Serão escolhidos três escritores, em duas categorias literárias, ficção e poesia. Os textos selecionados serão publicados dentro de seis meses após a conclusão do concurso, em um total de mil exemplares. Os vencedores também têm a oportunidade de participar de eventos importantes, como a Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), proporcionados pela organização.
Escritores podem inscrever suas obras
A inscrição para o concurso é gratuita e pode ser feita através de um formulário disponível no site da Fundação Casa de Jorge Amado. A inscrição é limitada a uma por CPF, em uma das categorias (ficção ou poesia). Para a obra ficcional, é necessário que tenha entre 150 mil e 500 mil caracteres, com espaços. Já a poesia deve ter entre 50 e 150 páginas com poemas. Os participantes devem ter pelo menos 18 anos e ser brasileiros residentes ou estrangeiros que tenham residência fixa comprovada no País. A seleção das obras será feita por uma comissão previamente selecionada pela instituição, com autonomia para decidir com base na qualidade literária da obra.
Fonte: @ Terra