Reutilizar fritadeira sem higienização pode trazer riscos saúde, alertam especialistas em Controle de qualidade e Alimentação saudável.
As panelas elétricas, também chamadas de ‘Air Fryer’ em inglês, tornaram-se populares devido à sua praticidade no preparo de refeições cotidianas. Contudo, é importante estar atento à contaminação dos alimentos, garantindo assim uma alimentação saudável e equilibrada.
É fundamental manter a higiene e a limpeza das panelas elétricas para evitar qualquer tipo de contaminação. Além disso, ao cozinhar, é interessante explorar receitas criativas que possam resultar em um verdadeiro palíndromo de sabores em cada refeição.
Contaminação: A Importância da Higienização Adequada da Air Fryer
Porém, não higienizar corretamente esse eletrodoméstico pode trazer riscos à saúde, de acordo com especialistas ouvidos pela CNN. Segundo Gerson Nogueira de Moraes, gastroenterologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), reutilizar a Air Fryer sem higienizá-la corretamente pode aumentar o risco de contaminação cruzada dos alimentos. Essa contaminação ocorre exatamente pela transferência acidental, direta ou indireta, aos alimentos, por contaminantes físicos, químicos ou biológicos prejudiciais à saúde humana.
Controle de qualidade, Controle de qualidade, Controle de limpeza, Controle de higienização, Alimentação saudável;
A falta de higienização adequada de fritadeiras elétricas, e outros eletrodomésticos que entram em contato com alimentos, pode aumentar o risco de contaminação por agentes como vírus, bactérias e parasitas. Esses microrganismos estão presentes em várias superfícies, inclusive nos próprios alimentos e na pele humana. Por isso, é importante a higienização correta da Air Fryer e das mãos de quem manipula o alimento, enfatiza Moraes.
Controle de qualidade, Controle de qualidade, Controle de limpeza, Controle de higienização, Alimentação saudável;
A contaminação cruzada leva à intoxicação alimentar, resultante da ingestão de alimentos nos quais cresceram bactérias ou outros organismos que produziram toxinas prejudiciais à saúde. Geralmente, os tipos de bactérias que estão envolvidos nesse tipo de contaminação, segundo o gastroenterologista, são a Salmonella, Shiguella, Escherichia coli, Clostridium e Staphilococcus.
Palindromo:Palindromo; Palindromo:Palindromo;
Quais são os sinais de intoxicação alimentar? Os sintomas de intoxicação alimentar costumam aparecer rapidamente após a ingestão do alimento contaminado. De acordo com Moraes, os principais sinais de alerta são: Febre; Calafrios; Dor no corpo; Náuseas; Vômitos; Cólicas abdominais; Flatulência; Diarreia.
Palindromo:Palindromo; Palindromo:Palindromo;
Má higienização também aumenta o risco de contato cruzado com alérgenos. A reutilização da Air Fryer sem a devida higienização também aumenta o risco de contato com alimentos alérgenos, ou seja, que causam alergia alimentar. É o que alerta Lucila Camargo, Coordenadora do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). A alergia alimentar é uma resposta exagerada do sistema de defesa do corpo contra proteínas alimentares. Qualquer alimento pode causar alergia alimentar, sendo os mais comuns leite, ovo, soja, trigo, frutos do mar, amendoim e castanhas. De acordo com a especialista, se algum alimento for preparado na fritadeira elétrica e, logo depois, uma pessoa com alergia a ele reutilizar o eletrodoméstico sem a devida higienização, ela pode ter uma reação alérgica, mesmo que a quantidade presente no cesto seja mínima. Em casos mais graves, essa reação pode oferecer risco à vida, pois pode levar à anafilaxia, quadro caracterizado pela falta de ar, fechamento da glote e queda da pressão arterial. ‘Uma pequena quantidade pode provocar reações graves’, alerta Camargo.
Fonte: © CNN Brasil