Clube reduz punição para jogos com portões fechados de seis para três na Série B em acordo com o Santos. Medidas educativas foram homologadas.
Logo após o vice-campeonato no Paulistão, o Santos divulgou hoje que chegou a um acordo com o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para diminuir a punição de seis para três jogos com portões fechados em partidas da Série B do Campeonato Brasileiro. O clube emitiu um comunicado oficial explicando a resolução adotada: O STJD aprovou a transação referente à punição aplicada ao Santos devido aos incidentes ocorridos no jogo contra o Fortaleza, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, realizado na Vila Belmiro. Com o acordo, a penalidade foi reduzida pela metade, passando de seis para três partidas com portões fechados.
No entanto, mesmo com a redução da punição, o clube terá que seguir algumas restrições adicionais. Durante as três partidas com portões abertos, a área destinada às torcidas organizadas precisará permanecer fechada, com a exibição de uma faixa contendo a seguinte mensagem: ‘Fechado por determinação do STJD’. Além disso, dentro do prazo estabelecido até 30 de abril, o Santos terá que implementar ações educativas contra a violência como parte das medidas extras impostas.
Decisão sobre Punição do Santos e Medidas Educativas
O comunicado emitido pelo clube revelou que a penalidade imposta ao Santos envolvendo a transação disciplinar homologada é de pagar R$ 300 mil, além de uma multa de R$ 100 mil em duas parcelas. Essa sanção veio após a punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva no final de janeiro. O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, antecipou o acordo, mencionando que a homologação ocorreu após a final do Paulistão, onde o time foi derrotado pelo Palmeiras no Allianz Parque.
A transação disciplinar homologada foi anunciada como parte do acordo, com a redução para três jogos com portões fechados. Essas medidas educativas são resultado da confusão que aconteceu durante a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, em 6 de dezembro de 2023, levando ao rebaixamento do Santos para a segunda divisão. O clube foi enquadrado nos termos do artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por desordens, invasão do campo e lançamento de objetos.
Como consequência, o Santos terá restrição de torcedores na Vila Belmiro nos jogos contra Paysandu, Guarani e Brusque. Os próximos jogos do time incluem enfrentar o Paysandu em casa, seguido de uma partida contra o Avaí fora de casa, e depois receber o Guarani em seu estádio. A restrição de público e as sanções aplicadas servem como um lembrete das consequências das infrações cometidas, reforçando a importância do comportamento adequado no esporte.
Fonte: @ ESPN