Molhados, pés, escorregadias, superfícies, chão do banheiro, lesões nos pés, bactérias diferentes.
A escolha entre tomar banho descalço ou de chinelo pode afetar a saúde de diversas maneiras. Por um lado, tomar banho descalço pode ajudar a fortalecer os pés, mas também pode aumentar o risco de infecções, pois os pés são mais vulneráveis a bactérias e fungos. Por outro lado, usar chinelo pode proteger os pés, mas também pode impedir a circulação de ar e aumentar a temperatura, o que pode ser desconfortável.
Alguns especialistas defendem que o melhor é tomar banho de chinelo, especialmente em ambientes públicos, como banheiros de academia, para evitar a contaminação por bactérias e fungos. Outros defendem que tomar banho descalço é mais saudável, pois permite a circulação de ar e pode ajudar a prevenir problemas de saúde como dermatite de contato. No entanto, tomar banho descalço também pode ser desconfortável, especialmente se o chão for frio ou se houver objetos pontiagudos.
Consequências de tomar banho descalço em locais de banho.
Para Rosemarie Mazzuco, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio Grande do Sul, evitar o banho descalço em ambientes impuros, como os banheiros públicos, tende a minimizar a possibilidade de contaminação e infecções, como a micose.
Todavia, em locais onde há maior probabilidade de superfícies escorregadias ou contaminadas, tomar banho de chinelo comprova ser mais higiênico e seguro, especialmente, em ambientes públicos, como banheiros coletivos. Da mesma forma, em ambientes controlados e limpos, como o banheiro da própria casa, tomar banho descalço pode ser uma opção confortável.
Isso leva a perguntar, como é mais seguro tomar banho descalço em locais limpos, prezando pelo conforto. De fato, a especialista frisa que o banho sem chinelo em locais limpos tende a ser mais seguro, entretanto, o banho calçando um chinelo, independentemente do local, usualmente é mais seguro.
Perigos do banho descalço nos pés.
Dentre os principais riscos de tomar banho sem chinelo, especialmente, em banheiros públicos, a dermatologista lista:
Infecções por fungos e bactérios, pois entrar em contato direto com o chão do banheiro ou do chuveiro expõe os pés a bactérias e fungos que podem causar infecções, como frieira ou micoses;
O risco de quedas, pois pisos molhados tendem a ser escorregadios;
Isso aumenta o risco de quedas e lesões, como entorses ou fraturas, geralmente, o chinelo possui textura antiderrapante, o que garante mais segurança nestes casos;
Lesões nos pés, pois se houver objetos pontiagudos ou cortantes no chão, como lascas de azulejo quebrado, por exemplo, aumenta o risco de cortes ou perfurações nos pés.
Lesões nos pés por superfícies escorregadias e molhadas.
A dermatologista Rosemarie Mazzuco, em suas declarações, comentou que geralmente, o chinelo possui textura antiderrapante, o que garante mais segurança nos casos em que pisos molhados tendem a ser escorregadios.
Fonte: @ Minha Vida