13 mil concorrem a 2.537 vagas em 69 cursos de graduação de saúde, tecnologia, artes e áreas diversas nas cidades brasileiras, no campus da Unicamp, em preto e branco, com caneta preta e borracha de água.
Com a chegada do ano de 2025, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Comvest) se prepara para realizar mais uma edição do vestibular mais antigo do Brasil. Nesta segunda-feira (2), a comissão realizará o segundo dia de provas da 2ª fase do Vestibular 2025, que contará com provas de habilidades específicas para as áreas de saúde, tecnologia e artes.
As provas de habilidades específicas visam avaliar as habilidades práticas dos candidatos, em áreas como biologia, física e matemática para as áreas de saúde, e programação e design para as áreas de tecnologia. Para as áreas de artes, os candidatos serão avaliados em provas de desenho, pintura e outras habilidades artísticas. Com essas provas, a Comvest busca encontrar os melhores candidatos para as vagas disponíveis nas suas unidades. Os participantes devem estar preparados para responder corretamente em 2025 vestibulares, com conhecimento sólido das provas, para garantir a aprovação.
O Vestibular 2025: desafiando os candidatos com provas inovadoras
No dia 30 de novembro, os candidatos aos vestibulares enfrentaram as provas comuns, incluindo redação, língua portuguesa, literatura, língua inglesa e ciências da natureza. Essas provas ocorreram em 23 cidades brasileiras, começando às 9h e durando cinco horas. A orientação é chegar às 8h aos locais de aplicação, indicados pela internet.
O campus Swift da Unip, em Campinas, já estava movimentado antes mesmo da abertura dos portões, com 13.011 candidatos convocados para essa etapa e concorrendo a 2.537 vagas em 69 cursos de graduação. Para a prova, os candidatos devem levar: documento de identidade original, caneta preta em material transparente, lápis preto, borracha, garrafa de água e podem levar sucos, chocolates e alimentos leves. Será permitido o uso de régua transparente e compasso, mas é vedada a utilização de aparelhos celulares, relógios de qualquer tipo, equipamentos eletrônicos, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu e outros materiais estranhos à prova.
Segunda-feira, um dia de provas inovadoras
As avaliações da segunda fase têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção. Cada questão dissertativa vale quatro pontos, com dois itens, valendo dois pontos cada. As questões são dissertativas e exigem conhecimento específico.
Provas comuns a todos os candidatos
O Vestibular 2025 inclui provas comuns a todos os candidatos, como a prova de matemática, com seis questões para os cursos das áreas de ciências exatas/tecnológicas, quatro questões para os cursos das áreas de ciências biológicas/saúde e quatro questões para os cursos das áreas de ciências humanas/artes. Além disso, há a prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares de ciências humanas.
Provas de conhecimentos específicos
Os candidatos da área de ciências biológicas/saúde realizarão provas de biologia com oito questões e de química, com seis questões. Os candidatos da área de ciências exatas/tecnológicas realizarão provas de física, com seis questões, e de química, com seis questões. Já os candidatos da área de ciências humanas/artes realizarão provas de geografia, com seis questões, história, com seis questões, filosofia, com uma questão, e sociologia, com uma questão.
Habilidades Específicas
As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança serão realizadas entre os dias 11 e 13 de dezembro, somente em Campinas.
Cidades e Vestibulares
A segunda fase será realizada nas seguintes cidades: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
Fonte: © G1 – Globo Mundo