Forte tremor de magnitude 7,7 atinge costa leste, causando deslizamentos de terra e danos em edifícios. Alerta de tsunami emitido. Réplicas continuam.
Um terremoto de grande intensidade abalou a cidade de Taipei, em Taiwan, causando pânico entre os moradores. Um vídeo impressionante mostra o vagão de uma linha de metrô balançando violentamente durante o tremor.
O forte tremor deixou muitas pessoas assustadas e em estado de alerta, relembrando a sensação de vulnerabilidade causada por desastres naturais. Os danos causados pelo terremoto em Taiwan ainda estão sendo avaliados, mas a população já se mobiliza para prestar assistência aos afetados.
.
Assista ao vídeo a seguir.
Um forte tremor de magnitude 7,7 foi registrado na costa leste de Taiwan e sentido em diversas regiões do país, além de cidades da China. Um alerta de tsunami chegou a ser emitido para Japão e Filipinas.
O vídeo compartilhado nas redes sociais mostra passageiros do metrô de Taipei assustados, enquanto o vagão do trem balança. Nas imagens é possível avistar uma mulher que estava de pé tentando manter o equilíbrio, segurando firmemente duas barras de ferro. O trem permaneceu parado por alguns minutos. Não há relatos de feridos dentro do metrô.
Terremoto
Segundo o relatório dos bombeiros de Taiwan, o terremoto resultou em pelo menos quatro pessoas mortas e outras 50 feridas. O tremor também causou danos em edifícios e deslizamentos de terra. Ao menos 13 réplicas com magnitude acima de 5,0 foram sentidas nas horas posteriores ao terremoto, conforme informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos.
A agência oficial de notícias de Taiwan afirmou que este é o terremoto mais intenso registrado desde 1999, há 25 anos, quando um terremoto causou a morte de 2,4 mil pessoas e danificou 50 mil propriedades.
Risco de tsunami
Alertas de risco de tsunami foram emitidos pelas autoridades para áreas costeiras de ilhas do Japão e das Filipinas.
Inicialmente, as autoridades alertaram para ondas de até 3 metros na ilha japonesa de Okinawa. Residentes da região receberam ordens de evacuação. Cerca de três horas após o terremoto, o Japão cancelou os alertas de tsunami.
A emissora de televisão japonesa NHK informou que ondas de 30 centímetros foram registradas na ilha japonesa de Yonaguni, situada a cerca de 100 km da costa leste de Taiwan. Já nas Filipinas, o governo também solicitou que moradores de áreas costeiras deixassem suas residências.
VÍDEOS: vídeos mais populares do g1
Fonte: © G1 – Globo Mundo