ouça este conteúdo
Atacante marca gol na segunda final da Champions em 2024; veja brasileiros decisivos na conquista da Liga dos Campeões.
Na sua segunda final da Champions League, Vini Jr. fez história ao marcar na vitória por 2 a 0 contra o Borussia Dortmund. O jogador do Real Madrid se tornou o primeiro brasileiro a balançar as redes em duas decisões distintas do torneio mais prestigiado da Europa.
O feito de Vini Jr. na Champions League entra para a história da Liga dos Campeões, mostrando a sua importância no cenário do futebol mundial. O atacante brasileiro demonstrou mais uma vez sua habilidade e talento, deixando sua marca em mais uma final do torneio europeu.
Real Madrid conquista o 15º título da Champions League
O Real Madrid conquistou seu 15º título da Champions League, ampliando seu recorde na competição. O técnico Ancelotti também fez história ao conquistar seu quinto título na Liga dos Campeões. O quarteto do clube agora possui seis títulos, igualando um recorde impressionante.
Em uma entrevista exclusiva ao canal Movistar logo após a final, o jogador brasileiro comemorou a segunda conquista da Champions. ‘É incrível, parece que é a primeira vez, um sentimento único que nem todos podem vivenciar, mas os jogadores que estavam comigo aqui conseguiram’, disse Vini.
Vini se tornou o mais jovem a alcançar tal feito na Era Champions League desde 1992, superando Messi, que também tinha 23 anos em 2011 quando marcou seu segundo e último gol em uma final do torneio, mas estava mais perto dos 24 anos. Ele se junta a uma seleta lista de jogadores do Real Madrid que atingiram essa marca, ao lado de Cristiano Ronaldo, Bale, Raúl González e Sergio Ramos.
Ao longo da história, 12 brasileiros diferentes marcaram gols em finais da Champions e da antiga Copa dos Campeões Europeus. Entre eles, estão três jogadores naturalizados. Neymar, por exemplo, está na lista com o gol que marcou na final de 2015, quando tinha 23 anos.
Vinicius Júnior teve participação direta em 22 gols no mata-mata da Liga dos Campeões (11 gols, 11 assistências), o maior número de qualquer jogador antes de completar 24 anos, ao lado de Lionel Messi. Completando 24 anos no próximo mês, Vini está tendo sua temporada mais goleadora da carreira, com 24 gols e nove assistências em 39 jogos até agora em 2023/24. Na Champions, ele já marcou seis gols, colocando-se entre os 10 maiores artilheiros brasileiros da história do torneio, liderados por Neymar, com 43 gols.
Confira os brasileiros que marcaram gols em finais da Champions League:
– Vini Jr. (Real Madrid): Borussia Dortmund 0 x 2 Real Madrid, em 2024
– Vini Jr. (Real Madrid): Liverpool 0 x 1 Real Madrid, em 2022
– Casemiro (Real Madrid): Juventus 1 x 4 Real Madrid, em 2017
– Neymar (Barcelona): Barcelona 3 x 1 Juventus, em 2015
– Marcelo (Real Madrid): Real Madrid 4 x 1 Atlético de Madrid, em 2014
– Belletti (Barcelona): Barcelona 2 x 1 Arsenal, em 2006
– Carlos Alberto (Porto): Porto 3 x 0 Monaco, em 2004
– Lúcio (Bayer Leverkusen): Bayer Leverkusen 1 x 2 Real Madrid, em 2002
– Juary (Porto): Porto 2 x 1 Bayern, em 1987
– Jair da Costa (Inter de Milão): Inter de Milão 1 x 0 Benfica, em 1965
– Naturalizados:
– Deco (Porto): Porto 3 x 0 Monaco, em 2004
– Angelo Sormani (Milan): Milan 4 x 1 Ajax, em 1969
– Mazzola (Milan): Milan 2 x 1 Benfica, em 1963
Fonte: © GE – Globo Esportes