Palmeiras de Abel Ferreira tentará o inédito no campeonato em formato de pontos corrido, como a temporada de 1988/89, onde o empate valia vantagem.
Na reta final do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras está à espera de uma virada que permita conquistar o título da competição com um desempenho não exatamente impecável. Essa é a penúltima rodada do torneio, e o time de Abel Ferreira precisa de apenas uma virada na tabela para alcançar a meta.
O Palmeiras precisa de uma combinação de resultado contra o Fluminense e a derrota do Botafogo para o São Paulo. Com um sucesso nessa estratégia, o Palmeiras conquistará seu título do Brasileirão. O Campeonato Brasileiro será decidido em uma rodada final. Caso o Palmeiras conquiste o título, será o décimo sétimo do clube, e o décimo terceiro da era dos pontos corridos.
Virada sem Precedentes no Brasil
A conquista de um campeonato sem uma virada na última rodada é um feito raro, principalmente no Brasil. No entanto, alguns clubes europeus já alcançaram esse objetivo. Na Era Premier League, que começou na temporada de 1992/93, não houve virada na última rodada, e o líder sempre terminou como campeão.
A Primeira Virada em um Campeonato Inédito
Mas se o feito é inédito no Brasil, alguns gigantes da Europa já conquistaram títulos sem uma virada na última rodada. É verdade que na Era Premier League, nome dado a partir da temporada 1992/93, nunca houve virada na última rodada. Sempre que o líder chegou ao último jogo no topo, assim como o Botafogo agora, foi campeão.
A Temporada 1988/89: Um Exemplo Clássico
Só que, antes do atual formato do Campeonato Inglês, mais especificamente na temporada 1988/89, o Liverpool fez o que ninguém imaginava. Curiosamente, os Reds chegaram à última partida com os mesmos 76 pontos que o alvinegro carioca tem hoje, contra 73 do Arsenal. Na última rodada, porém, em um duelo direto disputado em Anfield, os Gunners venceram por 2 a 0 e foram campeões. O Liverpool, aliás, só perderia o título se fosse derrotado por dois gols de diferença. Já que tinha a vantagem do empate e, se perdesse por um, acabaria na frente pelo saldo de gols.
Formato Atual do Campeonato
Na Espanha, há mais exemplos de viradas na última rodada de LALIGA. Só o Real Madrid, por exemplo, perdeu três vezes o título nessas circunstâncias. A primeira aconteceu em 1982/83, quando era líder, mas perdeu para o Valencia por 1 a 0 e viu a taça ficar com o Athletic Bilbao, que ganhou do Las Palmas por 5 a 1. A vitória valia dois pontos, e o Bilbao foi campeão com um de vantagem (50 a 49).
Campeonato-Inédito de 1991/92
Depois, na temporada 1991/92, o time merengue tinha um ponto de vantagem para o Barcelona, mas perdeu para o Tenerife por 3 a 2, e o arquirrival ganhou do Bilbao por 2 a 0 para ser campeão. Em 1992/93, a história se repetiu, de novo um ponto de vantagem, de novo derrota para o Tenerife por 2 a 0. O Barça, por sua vez, fez 1 a 0 na Real Sociedad e ficou novamente com a taça.
Temporada 1988/89 e a Vantagem do Empate
Agora, caberá ao Palmeiras de Abel Ferreira a dura missão de conseguir a virada inédita para acabar com o sonho dos botafoguenses e entrar mais uma vez para a história. Próximos jogos do Palmeiras: Fluminense (C): 08/12, 16h (de Brasília) – Brasileirão.
Fonte: @ ESPN