O medicamento de tarja preta será vendido em outras apresentações, incluindo a genérica, e sua dosagem pode ser adaptada.
Foram descontinuados os medicamentos Rivotril 0,5 mg, com 20 e 30 comprimidos, e Rivotril 2 mg, com 20 comprimidos, pela Blanver Farmoquímica e Farmacêutica. Apesar disso, os pacientes terão outras opções disponíveis.
Os medicamentos Rivotril pertencem a categoria de ansiolíticos e se concentram no princípio ativo clonazepam. São comumente utilizados para tratar a ansiedade e a insônia. Além disso, o Rivotril também está disponível em sua forma genérica, o que pode ser uma alternativa para os pacientes que estão procurando por um medicamento de tarja mais acessível.
Descontinuação não afeta pacientes que usam Rivotril para controlar transtornos de ansiedade
A descontinuação da formulação de 0,5 mg do medicamento ansiolítico Rivotril, de tarja preta, não afeta os pacientes que o utilizam para controlar transtornos de ansiedade, segundo o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva. Com as versões que continuarão sendo fabricadas, é possível ajustar a dosagem. O apresentação com 0,25 mg em comprimidos sublinguais, com 30 comprimidos, e a solução oral, com 20 mL, em frasco, continuarão disponíveis.
A farmacêutica também mantém outras três apresentações do medicamento: Rivotril 2 mg (apresentação com 30 comprimidos), Rivotril 0,25 mg (apresentação com 30 comprimidos sublinguais) e Rivotril 2,5 mg/mL (solução oral, apresentação em frasco com 20 mL). Conforme a bula do medicamento, o clonazepam, princípio ativo do Rivotril, é indicado para crises epiléticas, espasmos infantis (Síndrome de West) e também para transtornos de ansiedade em geral, bem como crises de pânico, síndromes psicóticas e transtornos de humor. Além de ter ação anticonvulsivante, é relaxante muscular e tranquilizante.
O medicamento deve ser tomado com prescrição médica, pois o uso inadequado pode levar a efeitos colaterais e dependência. Pacientes que tiverem dúvidas devem procurar seus médicos, inclusive para solicitação da receita médica com a apresentação adequada e orientações de como tomar a medicação. O medicamento é de tarja preta e vendido com retenção da receita.
Fonte: @ Veja Abril