Equipe argentina mantém tabu de longa data em competições sul-americanas: nunca perdeu a primeira partida das oitavas de final em casa.
O Boca Juniors conseguiu manter a sua invencibilidade na Bombonera em jogos de competições sul-americanas.
A equipe xeneize, conhecida por sua tradição e garra, é um dos principais representantes do futebol argentino. O time gaúcha é temido por seus adversários e sempre impõe respeito em campo.
Boca Juniors mantém tabu sem derrota em casa em competições sul-americanas
Nesta quinta-feira (15) na primeira partida das oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana, a equipe xeneize venceu o Cruzeiro por 1 a 0 e seguiu com a marca. Há quatro anos, o time argentino não sabe o que é derrota em casa em torneios continentais. O último revés foi diante do Internacional. Em 2020, na segunda partida das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, o Colorado bateu os argentinos por 1 a 0, gol contra marcado pelo lateral-esquerdo Frank Fabra. No entanto, a equipe gaúcha foi derrotada nos pênaltis por 5 a 4. Já na Sul-Americana, a marca é ainda mais antiga. A última derrota do Boca foi em 2014, para o Deportivo Capiatá, do Paraguai, pela ida das oitavas de final. De lá para cá, foram 22 jogos do Boca na Bombonera por competições da Conmebol sem nenhuma derrota. Ao todo, são 12 vitórias e 10 empates. Cabe lembrar que diante do Corinthians, pela Libertadores de 2022, o Boca chegou a ser eliminado nos pênaltis. No entanto, no tempo normal, a partida terminou em 0 a 0.
Equipes brasileiras tentam superar o Boca Juniors na Bombonera
Cruzeiro desperdiça chance de alcançar marca histórica. Caso vencesse, o Cruzeiro se juntaria ao Internacional como as equipes brasileiras que mais venceram o Boca Juniors dentro da Bombonera. A Raposa havia batido os Xeneizes por 2 a 1, em 1994, pelo grupo 2 da Libertadores. Já o Internacional, equipe que mantém o maior número de vitórias brasileiras dentro da Bombonera, bateu a equipe argentina por 2 a 1, em 2008, pelas quartas de final da Sul-Americana, e por 1 a 0, em 2020, pelo segundo jogo das oitavas, sendo superado posteriormente nos pênaltis. Veja abaixo os clubes brasileiros que já venceram o Boca Juniors na Bombonera: Boca Juniors 1 x 2 Santos – CONMEBOL Libertadores 1963 Boca Juniors 1 x 2 Cruzeiro – CONMEBOL Libertadores 1994 Boca Juniors 2 x 3 São Paulo – Supercopa Libertadores 1995 Boca Juniors 0 x 1 Paysandu – CONMEBOL Libertadores 2003 Boca Juniors 1 x 2 Internacional – CONMEBOL Sul-Americana 2008 Boca Juniors 1 x 2 Fluminense – CONMEBOL Libertadores 2012 Boca Juniors 0 x 2 Palmeiras – CONMEBOL Libertadores 2018 Boca Juniors 0 (5) x (4) 1 Internacional – CONMEBOL Libertadores 2020
Próximo confronto entre Cruzeiro e Boca Juniors
Na próxima quinta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, Cruzeiro e Boca Juniors voltam a se enfrentar valendo uma vaga nas quartas de final da Sul-Americana. Os argentinos têm a vantagem do empate, enquanto os mineiros precisam vencer por pelo menos dois gols de diferença. Vitória simples da Raposa leva a decisão para os pênaltis.
Agenda de jogos do Boca Juniors e do Cruzeiro
Próximos jogos do Boca Juniors: San Lorenzo (C) – 18/08, 14h30 (de Brasília) – Campeonato Argentino Cruzeiro (F) – 22/08, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Sul-Americana Estudiantes (F) – 26/08, 21h (de Brasília) – Campeonato Argentino Próximos jogos do Cruzeiro: Vitória (F) – 19/8, 20h (de Brasília) – Brasileirão Boca Juniors (C) – 22/8, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Sul-Americana Internacional (F) – 25/08, 16h (de Brasília) – Brasileirão
Fonte: @ ESPN