ouça este conteúdo
O S&P 500 caiu 0,25%, Nasdaq recuou 0,79%. Dow Jones avançou 0,77% menos influenciado por empresas de tecnologia. Elon Musk movimenta vendas de chips.
As ações na Bolsa de São Paulo encerraram o dia de hoje em queda, refletindo a falta de impulso devido à instabilidade do mercado de tecnologia, com destaque para as empresas ligadas à inteligência artificial. O cenário foi marcado por uma correção nos preços antes do vencimento de opções e rebalanceamento dos índices trimestrais.
Em contrapartida, as empresas tradicionais conseguiram se manter estáveis, enquanto as companhias de tecnologia enfrentaram desafios com a volatilidade do mercado de IA. A expectativa é que a situação se estabilize nos próximos dias, trazendo mais segurança para os investidores que apostam no setor de tecnologia.
Tecnologia em destaque no mercado de ações
No movimentado pregão de hoje, o índice S&P 500 encerrou com uma queda de 0,25%, atingindo 5.473,17 pontos, enquanto o Nasdaq registrou uma retração de 0,79%, fechando em 17.721,59 pontos. Por outro lado, o Dow Jones apresentou um avanço de 0,77%, chegando a 39.134,76 pontos. Esse cenário foi influenciado, em grande parte, pelo desempenho das empresas de tecnologia no mercado de ações.
A empresa Nvidia, que já foi a mais valiosa empresa de capital aberto do mundo devido ao seu envolvimento com a inteligência artificial, teve uma queda de 3,54% hoje. Com isso, cedeu o posto para a Microsoft, que teve uma leve redução de 0,14% durante o pregão. Outras gigantes do setor de chips também enfrentaram um dia desafiador, com a Arm despencando 7,67%, a Micron caindo 6,12%, a Qualcomm tombando 5,10%, a Broadcom desvalorizando 3,76% e a TSMC registrando uma queda de 2,40%.
Em contrapartida, as empresas Super Micro e Dell se destacaram positivamente no mercado, sendo anunciadas como parceiras por Elon Musk. O visionário empresário está desenvolvendo um super computador para sua startup de inteligência artificial, a xAI. Enquanto isso, a AMD, concorrente da Nvidia, foi uma das poucas a registrar um aumento em suas ações.
Matheus Popst, sócio da Arbor Capital, ressaltou que a AMD teve um desempenho melhor em relação às suas concorrentes devido às operações de short covering. A empresa tem enfrentado críticas devido às baixas vendas de chips para inteligência artificial nos últimos tempos.
No cenário mais amplo, grandes empresas como Microsoft, Google e Amazon tiveram uma sessão tranquila, contribuindo para o avanço de 0,1% do índice S&P 500, excluindo o setor de tecnologia. Enquanto isso, as ações mais negociadas nas bolsas de Nova York impulsionaram o Dow Jones, com destaque para a Salesforce, que registrou a maior alta do dia, saltando 4,31%. A empresa anunciou a integração de ferramentas de inteligência artificial em seus sistemas de CRM, gerando especulações sobre o impacto positivo que isso pode ter em sua receita futura.
Fonte: @ Valor Invest Globo