No Dia Mundial do Pão, aprenda a fazer receitas deliciosas de pão fermentado sem glúten e lactose usando farinha de arroz e proteínas vegetais.
No Brasil, o pão é um alimento fundamental na mesa de muitas famílias, e sua importância é celebrada em todo o mundo no Dia Mundial do Pão, que é comemorado na quarta-feira (16). O pão é um símbolo de união e partilha.
Além de ser um alimento básico, o pão também é uma massa versátil que pode ser utilizada em diversas receitas, desde o tradicional pão de queijo até o sofisticado pão de centeio. A arte de fazer pão é uma tradição que se perde no tempo. Com o passar dos anos, o pão se tornou um elemento essencial na culinária de muitos países, e sua variedade é um reflexo da diversidade cultural e gastronômica do mundo.
O Pão: Um Alimento Universal
O pão é um alimento que está presente em diferentes culturas ao redor do mundo, com uma origem incerta, mas acredita-se que os primeiros pães fermentados surgiram no antigo Egito há milhares de anos. Desde então, o pão foi sendo aperfeiçoado, ganhando novos ingredientes, composições e apresentações, até chegar nas diversas receitas que se conhece atualmente. O pão é um alimento que está presente em quase 95% dos lares brasileiros, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos (Abimapi).
O Pão no Brasil
O pão chegou ao Brasil nos tempos da colonização e aqui permanece até os dias de hoje, conquistando o paladar popular do brasileiro. No entanto, muita gente culpa o pão por fazer engordar. No entanto, as opções de preparo desse alimento evoluíram tanto nos últimos anos, que é possível, sim, manter o pão na dieta, utilizando ingredientes como a farinha de arroz e as proteínas vegetais nas mais variadas receitas.
Receitas Deliciosas de Pão
Abaixo, estão três receitas deliciosas de pão sem glúten e sem lactose para preparar em casa. Essas receitas são perfeitas para quem busca uma opção saudável e deliciosa.
Pão com Linguiça Calabresa e Queijo Parmesão (sem glúten)
Ingredientes:
* 1½ colher (chá) de açúcar (7,5 g)
* 10 g de fermento biológico seco para pães
* 2 xícaras (chá) de Farinha de Arroz Tio João – Sem Glúten (320 g)
* ½ xícara (chá) de polvilho doce (115 g)
* ½ xícara (chá) de fécula de batata (70 g)
* ¼ xícara (chá) de amido de milho (50 g)
* 4 ovos
* 2 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva (26 ml)
* 1 xícara (chá) de água a temperatura ambiente (200 ml)
* 1 xícara (chá) de água morna (150 ml)
* 50 g de queijo parmesão ralado
* 200 g de linguiça calabresa moída ou triturada no processador de alimentos
* Sal a gosto
* Óleo e Farinha de Arroz Tio João – Sem Glúten para untar a fôrma
Modo de preparo:
1. Preaqueça o forno a 180° C por 10 minutos.
2. Em um recipiente, adicione o açúcar e o fermento na água morna, mexa e deixe descansar por 10 minutos ou até formar espuma. Reserve.
3. Em outro recipiente, misture a Farinha de Arroz Tio João – Sem Glúten, o polvilho, a fécula de batata e o amido de milho. Faça uma cavidade no meio com a mão e adicione os ovos, o azeite, a água e misture.
4. Em seguida misture a linguiça moída, o queijo parmesão e a mistura do fermento. Adicione sal a gosto somente após a mistura do queijo parmesão e da calabresa, pois são ingredientes que já agregam sal à massa.
5. Despeje a mistura (massa pastosa) em uma fôrma (28 cm de largura x 11 cm de comprimento x 6,5 cm de altura) untada com óleo e polvilhada com Farinha de Arroz Tio João – Sem Glúten.
6. Asse a 180ºC durante 35 minutos, ou até que a superfície esteja dourada.
Essa receita é uma ótima opção para quem busca um pão delicioso e saudável. O pão é um alimento que pode ser preparado de muitas maneiras, e essa receita é uma prova disso. Com a farinha de arroz e as proteínas vegetais, essa receita é perfeita para quem busca uma opção saudável e deliciosa.
Fonte: @ Terra