A Climate X identificou 50 locais que enfrentam risco até 2050, com mudanças climáticas afetando o sistema, paisagens naturais e locais subak.
Patrimônios culturais, como a Paisagem Cultural da Província de Bali: o Sistema Subak, Indonésia, são heranças preciosas que precisam ser protegidas. Com as mudanças climáticas, os climas extremos e os desastres naturais podem destruir esses tesouros.
Por exemplo, o _recorde de calor_ e as _grandes inundações_ podem destruir a _paisagem natural_ das áreas protegidas. Outro exemplo, é a perda do patrimônio cultural por causa dos efeitos das mudanças climáticas, como as subidas do nível do mar, que podem destruir _patrimônios culturais_, como a Paisagem Cultural da Província de Bali: o Sistema Subak, Indonésia.
Patrimônios Mundiais em Risco: Consequências das Mudanças Climáticas
A UNESCO e a empresa Climate X identificaram ao menos 50 locais designados como Patrimônios Mundiais que estão sob risco até 2050, caso medidas não sejam tomadas para abordar as emissões de gases de efeito estufa. De acordo com o levantamento, esses locais são particularmente vulneráveis a efeitos climáticos como inundações, tempestades, deslizamentos de terra e outras consequências.
Os 10 Patrimônios da Humanidade em Risco no Mundo
De acordo com a lista, nenhum dos locais apontados está localizado no Brasil. A maior parte está na Europa e na Ásia. Veja os 10 principais:
1.
Paisagem Cultural da Província de Bali: O Sistema Subak
O Sistema Subak, localizado na Indonésia, é o Patrimônio da Humanidade mais ameaçado do mundo, de acordo com a lista. O local é um sistema de irrigação para campos alagados na ilha de Bali e foi desenvolvido há mais de mil anos ao redor de alguns templos da região. Segundo a Climate X, até 2050, o local sofrerá com inundações superficiais e risco de seca devido ao calor extremo.
2.
Parque Nacional Kakadu
O Parque Nacional Kakadu está localizado ao norte da Austrália e tem mais de 19 mil km² de território. Ele abriga várias paisagens naturais como florestas, montanhas, cachoeiras e lagos. Segundo o levantamento, o local corre risco de inundações e incêndios florestais.
3.
Quanzhou: Emporium do Mundo em Song-Yuan
Quanzhou é um dos empórios marítimos mais antigos do mundo. Segundo a Unesco, o local abrange edifícios religiosos centenários, tumbas islâmicas e uma ampla gama de vestígios arqueológicos. Toda essa riqueza poderá sofrer com risco de secas nos próximos anos.
4.
Forjas de Engelsberg
As forjas de Engelsberg (em sueco: Engelsbergs bruk) é um siderúrgica datada de 1681 em Ängelsberg, uma vila no município de Fagersta, no condado de Västmanland, Suécia. Com as mudanças climáticas, o local tem riscos de inundações superficiais e fluviais.
5.
Reserva Florestal de Sinharaja
Considerada uma das maiores e a última área de floresta tropical primária, a Sinharaja está localizada a sudeste do Sri Lanka. A reserva abriga muita diversidade de fauna e flora. Mais de 60% das árvores são endêmicas e muitas delas são consideradas raras. Além da vida selvagem, com espécies como o pavo real, a presença humana pode ameaçar a biodiversidade da região.
6.
Paisagem Cultural do Vale do Rio Salz
O Vale do Rio Salz, localizado na Alemanha, é uma paisagem cultural única. Com as mudanças climáticas, o local corre risco de inundações e alterações nos fluxos de água.
7.
Parque Nacional de Kaziranga
O Parque Nacional de Kaziranga está localizado no nordeste da Índia. Ele é conhecido por suas paisagens naturais e uma variedade de espécies de animais, incluindo o rinoceronte-indiano. Segundo o levantamento, o local corre risco de inundações e alterações nos padrões climáticos.
8.
Reserva Natural de Doñana
Considerada uma das maiores áreas de paisagens naturais da Europa, a Reserva Natural de Doñana está localizada na Espanha. Ela abriga uma variedade de vida selvagem, incluindo aves migratórias. Com as mudanças climáticas, o local corre risco de alterações nos padrões climáticos e inundações.
9.
Paisagem Cultural do Rio Amor
O Rio Amor, localizado na Spaine, é conhecido por suas paisagens naturais e uma variedade de espécies de animais. Segundo o levantamento, o local corre risco de inundações e alterações nos fluxos de água.
10.
Parque Nacional de Rann of Kutch
O Parque Nacional de Rann of Kutch está localizado na Índia e no Paquistão. Ele é conhecido por suas paisagens naturais únicas e uma variedade de espécies de animais. Com as mudanças climáticas, o local corre risco de inundações e alterações nos padrões climáticos.
Esses locais são apenas alguns exemplos dos Patrimônios Mundiais que estão em risco devido às mudanças climáticas. É fundamental que medidas sejam tomadas para abordar as emissões de gases de efeito estufa e proteger essas áreas para as gerações futuras.
Fonte: @ Terra