Reunião em Brasília (DF) de 13 a 15 de março para dar continuidade à III Conferência Regional de Educação Superior. Inclusão, impacto e processos acadêmicos são temas principais.
Após a realização da III Conferência Regional de Educação Superior (CRES) há cerca de dois anos, o planeta sofreu os impactos da pandemia de Covid-19. Os desafios trazidos pela crise social, econômica e sanitária impactaram profundamente diferentes setores da sociedade, incluindo a área da educação.
É imprescindível ressaltar que, mesmo com a disseminação do coronavírus, medidas de prevenção foram adotadas em instituições educacionais do mundo todo. A adaptação ao novo normal se mostrou fundamental para garantir a continuidade do ensino e a segurança de todos os envolvidos. A conscientização sobre a importância dos cuidados preventivos em meio à pandemia de Covid-19 é essencial para superarmos esse momento desafiador.
Eixo Temático 8: Covid-19 e suas Consequências na Educação Superior
Por isso, o objetivo do oitavo eixo temático da CRES+5 — reunião de acompanhamento da III CRES — é debater e avaliar esses impactos, a fim de tornar visíveis as lições aprendidas, propor novas estratégias de enfrentamento e aproveitar, da melhor forma, as mudanças que foram ocasionadas, especialmente na crescente integração entre a tecnologia e a educação superior.
Para nortear as discussões e encontrar os principais pontos a serem dialogados, foram delimitados quatro temas para análise: redefinição da formação profissional pós-pandemia; desafios para uma educação superior inclusiva e sem fronteiras; formação docente como catalisadora da transformação do ensino na educação superior; e pesquisa e extensão das instituições de educação superior (IES) e sua relevância para inovação e resolução de problemas sociais.
Avaliação dos Impactos da Covid-19 na Educação Superior
Para nortear os trabalhos, foram definidas cinco questões: Quais processos acadêmicos (aulas, avaliações, matrículas, assessoria estudantil, serviços, entre outros) e/ou atores (alunos, professores, funcionários administrativos, gestores ou trabalhadores) são descritos pelas fontes ou referências consultadas?
De que maneira a pandemia da Covid-19 afetou o desenvolvimento dos processos acadêmicos descritos ou o desempenho dos atores acima mencionados? Que parâmetros e/ou circunstâncias serviram de base às soluções ou decisões adotadas pelas IES para enfrentar os efeitos da pandemia?
Que relação pode ser estabelecida entre as informações descritas e o Plano de Ação CRES 2018-2028, com base nas soluções adotadas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19? Quais os avanços e/ou contribuições identificados e qual é a sua relevância para o plano de ação da CRES 2018?
Crescente Importância da Inclusão na Educação Superior
Além disso, foram propostos quatro temas principais para analisar o impacto da Covid-19 na educação superior: Redefinição da formação profissional pós-pandemia Desafios para uma educação superior inclusiva e sem fronteiras A formação docente como catalisadora da transformação do ensino na educação superior Pesquisa e extensão das IES e sua relevância para inovação e resolução de problemas sociais Participantes – Lideram o Eixo Temático 8: Juogreidin Coromoto Cerero Ramones, reitora da Universidade Nacional Experimental Francisco de Miranda (Venezuela); Olda Maria Cano Lassonde, vice-reitora da Universidade Autônoma de Chiriquí e membro do Conselho de Reitores do Panamá; e Pedro Curi Hallal, professor da Universidade Federal de Pelotas (Brasil).
Documento-base – Já estão disponíveis as minutas dos documentos-base resultantes das atividades dos Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis por cada eixo temático da CRES+5.
Reunião Preparatória e Organização da CRES+5 diante da pandemia da Covid-19
A quarta reunião preparatória da Conferência foi em Havana, Cuba, nos dias 7 e 8 de fevereiro, e discutiu as minutas desses documentos, cuja versão final deverá ser preparada pelos GTs e disponibilizada no site da CRES+5 até o dia 6 de março.
CRES+5 – A reunião de acompanhamento da III CRES está sendo organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC).
O público-alvo da Conferência são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.
Fonte: © MEC GOV.br