Estudo aponta que dieta rica em vegetais reduz efeitos colaterais do tratamento oncológico, melhorando vitalidade e nutrição.
O cenário do câncer de próstata pode ser desafiador, mas com os avanços da medicina, há diversas opções de tratamento disponíveis para os pacientes diagnosticados com a doença.
Além disso, é fundamental que os homens estejam atentos aos sintomas que podem indicar a presença de um tumor na próstata ou neoplasia prostática, buscando assim um diagnóstico precoce e aumentando as chances de sucesso no tratamento.
Alimentação à base vegetal e sua relação com a saúde de pacientes com câncer de próstata
Porém, um novo estudo sugere que essas reações adversas podem ser prevenidas ou reduzidas com a ajuda de uma alimentação à base de alimentos de origem vegetal, como legumes, frutas, folhas e grãos. O estudo, publicado na revista científica na última terça-feira (13), analisou mais de 3.500 homens com câncer de próstata e os dividiu em cinco grupos, de acordo com a proporção de alimentos de origem animal e de origem vegetal que eles relataram consumir.
Benefícios de uma dieta rica em alimentos vegetais para pacientes com tumor na próstata
O grupo que consumiu a maior proporção de plantas teve uma pontuação 8% a 11% superior em medidas de função sexual, em comparação com o grupo que consumiu mais carne e menos vegetais. Além disso, a saúde urinária desse primeiro grupo obteve uma pontuação 14% mais alta em comparação com o segundo grupo, com menos casos de irritação, obstrução ou incontinência urinária.
Os resultados também mostraram que quem consumiu mais plantas teve pontuações 13% mais altas na saúde hormonal, com menos sintomas de depressão, baixa energia e irritação, em comparação com o grupo que consumiu mais carne. Essas descobertas oferecem esperança para aqueles que procuram maneiras de melhorar sua qualidade de vida após serem submetidos a tratamentos para câncer de próstata, que podem causar efeitos colaterais significativos.
Impacto da dieta na saúde de pacientes com neoplasia prostática
‘Adicionar mais frutas e vegetais à sua dieta, ao mesmo tempo que reduz a carne e os lacticínios, é um passo simples que os pacientes podem tomar’, ressalta Stacy Loeb, autora principal do estudo e urologista. Segundo os pesquisadores, a ingestão em grande quantidade de alimentos de origem vegetal está relacionada a melhores índices de saúde sexual, saúde urinária e vitalidade, independentemente de fatores como peso, atividade física e diabetes.
O estudo mostra que a dieta pode influenciar positivamente a qualidade de vida de pacientes com câncer de próstata, contribuindo para uma melhor saúde hormonal e redução de sintomas de depressão e baixa energia. Os resultados desafiam o equívoco de que consumir carne aumenta a função sexual nos homens, mostrando que o oposto pode ser verdadeiro.
Fonte: © CNN Brasil