Ziraldo, cartunista renomado, faleceu aos 91 anos. Exposição em sua homenagem no Centro Cultural Banco do Brasil até maio. Alegria na arte eternizada.
Uma exposição interativa resgata a trajetória do renomado artista Ziraldo, autor de obras infantis marcantes, como ‘Flicts’ e ‘A Turma do Pererê’, além de suas charges icônicas que marcaram época no jornalismo brasileiro. O cartunista, que também foi roteirista e ativista político, deixou um legado de criatividade e irreverência que continua a inspirar gerações.
A exibição dos trabalhos de Ziraldo revela não só sua genialidade artística, mas também seu compromisso com causas sociais, como a defesa da liberdade de expressão e dos direitos das crianças. Seu impacto na cultura brasileira é inegável, influenciando tanto o universo infantil quanto o humor gráfico, sendo uma referência para diversos artistas contemporâneos.
Exposição imersiva: conheça mais sobre Cartunista Ziraldo
A causa da morte não foi revelada até o momento. Ziraldo deixa três filhos: Daniela Thomas, Fabrízia Alves Pinto e Antonio Pinto, frutos do seu relacionamento com Vilma Gontijo Alves Pinto.
Ziraldo: uma referência nas histórias infantis aclamadas
Cartunista Ziraldo morre aos 91 anos. Quem foi Ziraldo? Criador de ‘O Menino Maluquinho’ morreu neste sábado (6). Famosos lamentam a morte de Ziraldo.
Exposição interativa e sensorial no Centro Cultural Banco do Brasil
Uma exposição sobre a vida e obras do cartunista Ziraldo acontece desde o início de março no CCBB RJ. Intitulada como ‘Mundo Zira — Ziraldo Interativo’, a exibição dura até o dia 13 de maio deste ano. A exposição é descrita como uma experiência interativa e sensorial, onde o público será, ao mesmo tempo, espectador, coautor e personagem de um dos maiores ícones da história e cultura do Brasil. A estreia ocorreu em 2022, em Brasília, onde a exposição imersiva foi vista por 65 mil pessoas.
Conheça as obras de Ziraldo na exposição imersiva do CCBB RJ
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site do CCBB RJ. A exibição funciona todos os dias, exceto terça-feira, das 9h às 20h. As histórias infantis contadas por ele em mais de 200 títulos, incluindo Flics, Menino Maluquinho, Turma do Pererê, Menino Quadradinho, entre outros, ocupam o saguão e o quarto andar do CCBB RJ.
A direção artística e curadoria são feitas por Adriana Lins e Daniela Thomas, respectivamente sobrinha e filha do artista. A exposição busca unir interatividade e tecnologia com a arte tradicional, proporcionando nova leitura das obras icônicas do artista.
Vivencie a alegria na arte de Ziraldo na exposição Mundo Zira
Em Mundo Zira, livros, quadrinhos e personagens ganham novas dinâmicas pelas mãos dos visitantes. Balões gigantescos e figuras dos amigos do ‘Menino Maluquinho’ dão as boas-vindas e convidam todos a brincar e a viajar. Uma orquestra de cores e sons guia os visitantes pelas obras do artista, proporcionando uma experiência única de imersão na cultura do Brasil.
Experiência sensorial e interativa na exposição de Ziraldo no CCBB RJ
O projeto é realizado pela Lumen Produções e pelo Instituto Ziraldo e apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da PRIO, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com informações de Agência Brasil.
Fonte: © CNN Brasil