ouça este conteúdo
Continuações inesperadas podem surgir devido ao sucesso de longas-metragens. Personagens marcantes como o arqueólogo ou o detetive ganham novas histórias.
O cinema brasileiro também possui filmes-sequenciais que conquistam o público e se tornam verdadeiros sucessos de bilheteria. Muitas vezes, o final de um filme deixa os espectadores ansiosos por uma continuação, levando os produtores a investirem em novas histórias com os mesmos personagens.
Além dos filmes-sequenciais, o mercado cinematográfico internacional também é marcado por long-running-series e multi-part-movies que cativam fãs ao redor do mundo. Essas produções continuam a encantar o público ao longo de várias obras, mantendo viva a magia do cinema e a paixão dos espectadores por acompanhar sagas cinematográficas inesquecíveis.
Filmes-Sequenciais: Continuidade e Sucesso
Em outros casos, o sucesso alcançado por filmes-sequenciais é tão grande que os envolvidos na produção enxergam uma oportunidade de continuar a história. As long-running-series podem demorar anos para ganhar uma follow-up, tanto pela complexidade da produção de um longa-metragem quanto pela necessidade de criar uma história diferente ou não prevista. A história de serial-films que demoram para ter uma continuidade é comum, e a CNN compilou uma lista de franquias que levaram mais de uma década para ganhar uma sequência ou que, ao longo dos anos, decidiram contar mais uma história.
Top Gun: Uma Saga de Sucesso
Tom Cruise estrelou o filme Top Gun – Ases Indomáveis em 1986 e retornou como Maverick em Top Gun: Maverick em 2022. O filme teve a maior bilheteria de 2022, levando o público de volta aos cinemas após a pandemia da Covid-19. Em Top Gun: Maverick, 36 anos depois de se formar, Maverick volta à escola da aviação da marinha, Top Gun, agora como instrutor, liderando o grupo dos melhores aviadores formados pela escola em uma missão (quase) impossível.
Um Tira da Pesada: Uma Jornada de Quatro Filmes
A franquia Um Tira da Pesada conta com quatro filmes estrelados por Eddie Murphy. O primeiro filme foi lançado em 1984, seguido por uma sequência quatro anos depois. O terceiro filme chegou 10 anos depois, em 1994, e, após 30 anos desde a última produção, o quarto filme estreou na Netflix. A trama acompanha o personagem Alex Foley, que evolui de policial em Detroit para detetive em Los Angeles.
Indiana Jones: A Aventura de um Arqueólogo
Harrison Ford estrelou a franquia Indiana Jones em 1981, com mais dois filmes na mesma década. Em 2008, a produção decidiu trazer de volta a franquia, culminando em um novo filme lançado em 2023, marcando a despedida do ator como Indiana Jones. A história acompanha as aventuras do arqueólogo mais famoso do cinema ao longo dos anos.
Duro de Matar: A Saga de John McClane
Bruce Willis estreou como John McClane em 1988, com duas sequências nos anos seguintes. Após mais de 10 anos, a produção decidiu dar continuidade à história do personagem com mais dois filmes em 2007 e 2013. A trama segue o policial John McClane, um detetive do Departamento de Polícia de Nova York, envolvido em crises violentas na cidade.
Mad Max: Uma Jornada Distópica
A trilogia de filmes Mad Max, estrelada por Mel Gibson, rendeu cinco filmes dirigidos por George Miller entre 1979 e 1985. Trinta anos depois, Tom Hardy estrelou um novo filme da franquia, continuando a história distópica ambientada no mundo de Mad Max.
Fonte: © CNN Brasil