100 novos Institutos Federais foram divulgados no Palácio do Planalto, com prioridade para cursos técnicos integrados ao ensino médio. Investimento em infraestrutura para o desafio da educação.
Os Institutos Federais são instituições de referência em educação, ciência e tecnologia no Brasil. Com a recente notícia do anúncio da construção de 100 novos campi, a expansão da rede dos Institutos Federais mostra o compromisso do governo com a qualificação profissional em todas as regiões do país.
Os Institutos Federais de Educação desempenham um papel fundamental na formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho. Com a abertura dos 100 novos campi, mais oportunidades de educação de qualidade serão oferecidas aos brasileiros. Esta iniciativa reforça o compromisso do governo com a inclusão social e o desenvolvimento do país através da educação.
Expansão dos Institutos Federais
A iniciativa vai gerar 168 mil novas vagas, majoritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Lula lembrou na cerimônia que a primeira escola técnica do Brasil foi criada em 1909, pelo então Presidente Nilo Peçanha, e que, quando assumiu o primeiro mandato, em 2003, havia somente 168 escolas técnicas no País.
Compromisso com os IFs
Agora, com o anúncio dos novos 120 campi de Institutos Federais, serão 938 unidades da Rede Federal. Na ocasião, o Presidente se recordou dos jogadores da seleção brasileira de futebol que já marcaram mil gols — Pelé, Túlio Maravilha e Romário — e se comprometeu a construir até mil campi de Institutos Federais. ‘Nós temos uma meta: marcar mil gols.
Importância dos Institutos Federais de Educação
E os nossos mil gols vão ser construir mil Institutos Federais neste país, para a gente resolver definitivamente o problema da educação’, destacou. Para Lula, ter uma profissão permite ao homem e à mulher terem um ‘status de cidadania’, que sem educação não é possível conquistar.
O desafio da educação com os IFs
‘Essa é a importância de um curso técnico e é por isso que nós vamos fazer mais escolas técnicas neste país, sobretudo para que a gente seja cidadão de primeira classe’, comentou. Já o Ministro Camilo Santana apontou o compromisso que o Presidente Lula tem com a educação pública, gratuita e de qualidade.
Fonte: © MEC GOV.br