Confira em fevereiro de 2024 o auge dos principais fenômenos astronômicos em um programa especial.
A noite estava estrelada e a Lua brilhava no céu, iluminando a paisagem com seu brilho suave. Era possível ver as estrelas cintilando ao redor do satélite natural da Terra, criando um espetáculo de tirar o fôlego.
Em meio a essa cena magnífica, um objeto diferente chamava a atenção: um globo dourado que refletia a luz da Lua de forma intensa, criando um contraste impressionante com o restante do cenário noturno. O brilho do globo dourado parecia rivalizar com o próprio astro noturno, transformando a noite em um verdadeiro espetáculo de luzes e sombras.
A Lua da neve de fevereiro no auge neste sábado
A Lua cheia de fevereiro, conhecida como Lua da neve, está programada para atingir o pico no sábado (24), brilhando intensamente ao redor do mundo no céu noturno. A Lua esteve em seu auge às 9h30, horário de Brasília, no sábado, de acordo com o EarthSky, mas para o olho humano, a Lua aparecerá cheia por alguns dias, então o melhor momento para observá-la será nas noites antes e depois de seu pico. Embora chamada de Lua da neve — um apelido inspirado nas fortes nevascas geralmente vistas em fevereiro em partes dos Estados Unidos, de acordo com o Almanaque dos Fazendeiros —, o globo dourado parecerá quase como qualquer outra lua cheia comum.
A microlua de fevereiro e suas características únicas
Mas esta Lua será uma microlua, o que significa que pode parecer ligeiramente menor que o normal. ‘Está apenas um pouco mais distante da Terra do que (a Lua) normalmente está’, disse Rachel Klima, geóloga planetária e especialista em Lua no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Laurel, Maryland. ‘Ela é cerca de 10% menor. Então, pode parecer um pouco menor. Mas muitas vezes, quando as pessoas veem uma lua realmente enorme, geralmente é porque está baixa no horizonte, em vez da distância real dela’, disse Klima. ‘(A microlua) não será super, super pequena. Será apenas um pouco menor que a Lua cheia média que você olha para cima’. A fase da Lua cheia ocorre quando a Lua, a Terra e o sol estão alinhados, nessa ordem. A Lua cheia de fevereiro ocorrerá quando a Lua estiver em seu ponto mais distante da Terra em sua órbita elíptica, conhecido como apogeu, disse Klima.
Observando a Lua da neve e outras curiosidades astronômicas
A microlua também será mais fraca do que a Lua geralmente parece, cerca de 30%, de acordo com o EarthSky, permitindo uma visibilidade ligeiramente melhor de objetos celestes próximos, sem a interferência luminosa média. Neste ano, a Lua da neve será vista brilhando ao lado da estrela mais brilhante da constelação de Leão, Regulus. Próximo ao pico da Lua, na noite de 23 de fevereiro, a estrela será vista logo abaixo do globo, de acordo com o EarthSky. Você obviamente não precisa de nenhum equipamento especial para desfrutar da observação da Lua, mas binóculos podem ser uma boa ferramenta para aqueles que desejam ver suas características e crateras claramente, disse Klima. Embora as luas cheias sejam melhor observadas em céus limpos, mesmo em tempo ligeiramente nublado, a lua ocasionalmente aparecerá por entre as nuvens, acrescentou.
Calendário astronômico e feitos recentes na exploração lunar
Na quinta-feira, o módulo lunar Odysseus pousou com sucesso perto do polo sul da Lua, realizando um feito que não havia sido tentado por nenhum veículo lançado dos Estados Unidos desde o fim do programa Apollo, há mais de cinco décadas. A missão IM-1 da Intuitive Machines também marcou o primeiro pouso suave de uma espaçonave comercial na Lua em meio a uma nova corrida internacional pela superfície lunar. ‘O bom para sonhar quando se olha para a Lua agora é o quanto de atividade renovada existe internacionalmente’, disse Klima. ‘Basicamente, estamos abrindo uma nova era de exploração lunar. Das 12 Luas cheias em 2024, a Lua cheia de fevereiro é a única microlua do ano, enquanto os eventos lunares de setembro e outubro serão considerados superluas, de acordo com o EarthSky.
Fonte: © CNN Brasil