Morador andou de barco em lago lotado de jacarés e registrou varios jacaré-açu em bancos de areia surgidos devido à seca enfrentada na região.
Um pescador do Amazonas, Rainilson Souza, de 34 anos, registrou e compartilhou em suas redes sociais um vídeo chocante em que passa de barco por uma área lotada de jacarés da espécie jacaré-açu.
Os jacarés mobilizaram grande atenção e admiração entre os seguidores de Rainilson, e a cena impressionante pode ser vista em um dos muitos vídeos que o pescador publica.
Encontro inusitado em lago lotado de jacarés
O pescador Rainilson Souza contou ter gravado, no início de outubro, uma cena incomum no Lago do Rei, localizado a 20 km de Manaus. A região é conhecida pela seca enfrentada na área. Ele usou o seu barco para capturar a situação peculiar em que bancos de areia formados devido à seca foram invadidos por jacarés. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais. ‘Eu passo por ali há muito tempo. Comecei a andar nesse lago desde os 12 anos. E sempre durante esse período de seca, independentemente da intensidade, os jacarés aparecem’, declarou Souza ao portal.
Os vídeos feitos por Souza repercutiram nas redes sociais. Ele tem uma página onde publica registros da fauna amazônica da região onde vive. Os animais da espécie jacaré-açu são encontrados apenas na América do Sul e não costumam viver em bandos, como nas imagens do pescador. Pelo contrário, a espécie tende a ser solitária, exceto no período de reprodução. ‘Esse jacaré é considerado um predador de topo de cadeia alimentar, ou seja, ele é capaz de predar qualquer animal de seu habitat, inclusive pumas, onças, jiboias e sucuris’, explicou o especialista. Normalmente, esses jacarés se alimentam de animais menores, como tartarugas, peixes, capivaras e veados. Atualmente, a espécie está em baixo risco de extinção, e sua população é considerada estável no Brasil.
Fonte: @ Terra