Maior nível da commodity em um mês, sustentado por potencial bloqueio marítimo global, redução da oferta de barris pela Opep e declarações do presidente sobre infraestrutura de transporte no Estreito de Ormuz.
O mercado de petróleo experimentou uma forte alta nos preços nesta quinta-feira (3), impulsionada por temores de uma interrupção na oferta desse combustível essencial. Isso ocorreu após declarações do presidente americano Joe Biden, que anunciou que está avaliando a possibilidade de apoiar Israel em um ataque à infraestrutura de petróleo do Irã.
Essa notícia gerou preocupação entre os investidores, que temem uma escassez de óleo e seus derivados, o que poderia afetar a economia global. Além disso, a possibilidade de uma interrupção na oferta de petróleo pode levar a um aumento nos preços dos combustíveis, o que afetaria a inflação e a economia de muitos países. A incerteza é grande e os investidores estão aguardando com ansiedade o desenrolar dos eventos. O futuro do mercado de petróleo é incerto.
Preços do Petróleo Disparam
As cotações do petróleo fecharam em seu maior nível em um mês, impulsionadas pelo receio de ataque às instalações produtoras de petróleo iranianas e um potencial bloqueio ao transporte marítimo global com o fechamento do Estreito de Ormuz. O contrato futuro de Brent, referência mundial, para dezembro subiu 5,03% e alcançou US$ 77,62 por barril, enquanto o petróleo WTI, referência americana, para novembro avançou 5,15% e atingiu US$ 73,92. Em uma semana, os preços do óleo já subiram cerca de 10%.
Declarações do Presidente e Redução da Oferta
Além disso, a informação de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu sua oferta em 290 mil barris diários em setembro também deu sustentação aos preços do combustível. A redução da oferta e o receio de ataque às instalações produtoras de petróleo iranianas contribuíram para o aumento dos preços do petróleo. O transporte marítimo global também é uma preocupação, pois um bloqueio ao Estreito de Ormuz poderia afetar a infraestrutura de transporte de petróleo e derivados.
Fonte: @ Valor Invest Globo