Prazo para aprovados no Prouni comprovarem informações da inscrição termina nesta quarta-feira. Entrega presencial ou virtual é válida.
O prazo para a entrega da documentação pelos candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Prouni do segundo semestre 2024 encerra nesta quarta-feira, 14 de agosto. É fundamental que os estudantes estejam atentos aos prazos estabelecidos para garantir a participação no programa.
O Programa Universidade para Todos oferece oportunidades de acesso ao ensino superior em instituições de educação superior. Os candidatos devem se certificar de que toda a documentação necessária está em ordem para não perder a chance de ingressar em uma universidade por meio do Prouni.
Prouni: Programa Universidade para Todos
O Ministério da Educação (MEC) tornou público o resultado da primeira chamada no final de julho, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Conforme o Edital nº 22/2024, que rege o processo seletivo, os candidatos têm a opção de realizar a entrega presencial da documentação ou enviar os documentos de forma virtual, para validação das informações fornecidas durante a inscrição. Neste momento, os pré-selecionados podem ser submetidos a um processo seletivo específico da instituição de ensino.
A próxima etapa envolve a divulgação do resultado da segunda chamada em meados de agosto, com prazo para apresentação dos documentos pelos pré-selecionados até o final do mês. Em relação aos números, no segundo semestre de 2024, o MEC disponibilizou um total de 651.483 bolsas no Prouni, contemplando tanto bolsas integrais (100%) quanto parciais (50%). Ao longo das duas edições do ano, o programa registrou 910.419 candidatos inscritos. Considerando que cada participante pode optar por até dois cursos, o Prouni contabilizou mais de 1,8 milhão de inscrições neste período.
Não deixe de conferir o cronograma completo do Prouni 2/2024. O Programa Universidade para Todos, instituído em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, tem como propósito oferecer bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de ensino superior privadas. Com duas edições anuais, o Prouni visa atender estudantes que não possuem diploma de nível superior.
Essas informações foram fornecidas pela Assessoria de Comunicação Social do MEC, com base em dados da Secretaria de Educação Superior (Sesu).
Fonte: © MEC GOV.br