ouça este conteúdo
Jardim com piso cinza, muros brancos, toque rústico provençal, roseira-trepadeira. Resultado da dedicação da família, loja online.
A mangueira, a pitangueira, o pé de carambola, a jabuticabeira, o manacá e a azaleia eram apenas mudas no quintal quando a residência em Belo Horizonte foi adquirida por Rafael e pela médica Ana Clara. ‘Chamei meus amigos e minha irmã para me ajudarem a organizar o jardim para a nossa festa de aniversário, o que envolveu plantar uma azaleia, colocar pedras no caminho e instalar uma fonte de água’, relata o engenheiro civil e paisagista, que também possui um ateliê de esculturas.
‘Aproveitamos para plantar um manacá-trepadeira, pintar o muro de verde e o portão de azul e dar ao espaço um toque moderno tropical’, diz a arquiteta e urbanista, que ainda gerencia um escritório de arquitetura e design de interiores.
Transformando o Quintal em um Jardim Encantado
Desde a mudança, a moradora vem dedicando-se a aprimorar o espaço externo, adicionando plantas que encontra a preços acessíveis. Ela compartilha: ‘Eu já quis ter de tudo aqui, mas descobri que algumas plantas não funcionam: para dar certo, elas precisam ser resistentes ao xixi dos nossos três gatos.’
Móveis que se destacam – Foto: Luis Gomes/Minha Casa / Casa.com Sucatas de diferentes tipos deram origem à mesa de ferro que, ao ser descoberta por Luana na serralheria, era baixinha. ‘Nós pedimos que os pés dela fossem alongados utilizando parte de um portão antigo que também estávamos comprando’, lembra a moradora. A mesa foi pintada de azul-turquesa para contrastar com o verde-escuro das folhagens. A Soldameca ficou responsável pela execução completa da mesa com tampo de vidro temperado, enquanto as cadeiras vermelhas do modelo Talk, da Tok&Stok, complementam o ambiente.
As paredes foram revestidas com tinta Proteção Sol & Chuva Pintura Impermeabilizante, da Coral, que cria uma película emborrachada sobre a superfície. Tudo é observado de perto. Durante as épocas de chuva, Luana deixa a rega do jardim por conta da natureza, cuidando das podas posteriormente. ‘Na seca, eu rego com mangueira uma ou duas vezes por semana, procurando dar a cada uma das espécies a quantidade de água necessária’, relata.
Duas antigas escadas de madeira foram reutilizadas como acessórios. Uma delas serve de suporte para uma roseira-trepadeira, enquanto a outra é utilizada para o cultivo em vasos. ‘As violetas se desenvolvem muito bem ali. Depois que florescem, eu as levo para o banheiro’, compartilha a dona da casa. Um cacho de orquídeas brancas chama a atenção para o arco metálico que leva à roseira, ainda sem flores no dia das fotos. A maria-sem-vergonha se espalha pela área, exibindo suas delicadas pétalas brancas.
Onde o revestimento do muro estava desgastado, Luana optou por expor os tijolos, adicionando cor e textura ao conjunto. A gatinha Sol adora o quintal à sua maneira. ‘Ela e os outros dois gatos fertilizam a terra, às vezes danificando algumas plantas. A solução que encontrei para minhas plantas favoritas e temperos é mantê-los em vasos’, explica Luana.
As poucas folhagens do jardim cresceram naturalmente, enquanto as plantas floríferas foram todas plantadas. Algumas espécies não vingaram, como a Ipomeia, amor-perfeito e cravinho, mas as outras estão deslumbrantes! Os momentos mais especiais do quintal (e dos gatos) são frequentemente compartilhados no perfil do Instagram da moradora.
Crista-de-galo-plumosa (acima) e ixora (abaixo) – Foto: Luis Gomes/Minha Casa / Casa.com Na adubação dos canteiros, a moradora aplica chorume diluído em água a cada dois meses, seguindo uma proporção adequada.
Fonte: @ Terra