Universidade mudou a parte da manhã para segunda-feira, da tarde para outra parte da semana, pois os locais de exame ficaram muito quentes em ambos os dias. Alguns estudantes reclamaram de ter que acordar cedo, outros gostaram.
A ansiedade dos candidatos ao vestibular da Unicamp parece ter sido mitigada com a escolha da universidade de realizar a primeira fase do vestibular na parte da manhã. Com a mudança, a instituição buscou evitar os extremos climáticos que, com maior probabilidade, costumam ocorrer na parte da tarde.
A decisão contou com a justificativa de proporcionar um ambiente de maior confort e concentração aos candidatos, minimizando o impacto da ansiedade e do estresse que muitos sentem antes e durante o exame. Além disso, a manhã é considerada um período de maior clareza mental, o que pode contribuir para uma melhor performance nos testes.
Reações Mistas a Alteração no Horário do Vestibular Unicamp
A alteração do horário do vestibular Unicamp para a manhã este domingo (20) gerou contradições entre os candidatos em Campinas (SP) e Piracicaba (SP). Durante a prova, alguns estudantes puderam se beneficiar da nova hora, enquanto outros se sentiram mais ansiosos
Estresse e Nervosismo
No campus da PUC-Campinas, Vitória Aparecida Batista, de 19 anos, que está prestes a concluir o ensino médio e pretende se especializar em pedagogia, disse que a alteração foi positiva: ‘Eu sou CLT. Então na parte da tarde eu consigo descansar’. Apesar da mudança, ela acrescentou que não acha que seja tão grande em relação ao resultado da prova. No entanto, outros candidatos, como Lucas Anseloni, de 18 anos, acreditaram que a alteração facilitou o transporte, o que acabou reforçando sua decisão de fazer a prova pela manhã. ‘Mas eu acho que a mudança não vai ser tão grande do ponto de vista do resultado da prova. As pessoas talvez tenham ficado mais cansadas porque acordaram cedo, mas para mim não muda muita coisa’. Apesar disso, outros estudantes, como Thiago Bernardo de Oliveira, de 20 anos, acreditaram que a mudança foi ruim, pois eles precisaram acordar cedo para a prova. ‘Eu achei horrível’.
Ansiedade e Estresse
Juntos, Sophia Mary Carraro e Carolina de Almeida Serra fizeram a prova no campus da Unip do Swift, o maior local de prova em Campinas. Elas ficaram preocupadas com a mudança de horário, alegando que aumentou a ansiedade. ‘Aumenta a ansiedade, tem que sair cedo, o transporte por aplicativo é caro. Então a gente fica mais ansioso’, disse Sophia. ‘Eu não gostei porque dá medo de acordar tarde. Tem que ficar preocupado com isso. Acordar cedo não é legal’, afirmou Carolina. A alteração dividiu opiniões entre os candidatos que fizeram a prova, resultando em uma variedade de reações, desde a preocupação com a ansiedade até a percepção de que não houve grande impacto.
Fonte: © G1 – Globo Mundo