A ESPN mostra a crise no clube, com o presidente perdendo um diretor jurídico em cinco dias após notificação extrajudicial da empresa.
Em meio a pressões políticas, Augusto Melo atua nos bastidores do Parque São Jorge para reorganizar uma de suas principais diretorias após enfrentar uma semana de tensão que resultou, na noite da última sexta-feira (24), na renúncia de Yun Ki Lee do cargo de diretor jurídico do Corinthians. A ESPN traz detalhes sobre a gestão de crise alvinegra e como o presidente perdeu um de seus ‘braços direitos’ em apenas cinco dias. As notícias sobre a possível existência de um intermediário suspeito no contrato entre Corinthians e VaideBet geraram alerta na direção, causando um rebuliço no Parque São Jorge na tarde de segunda-feira (20), após uma reportagem de Juca Kfouri no blog do UOL.
Enquanto o discurso público era de cautela diante da denúncia, nos corredores do 5º andar, onde fica a sala da presidência, a pressa em tomar decisões era evidente para preservar a imagem da administração e da patrocinadora. Após reuniões sobre como lidar internamente com a situação, o Corinthians solicitou à EY uma investigação do contrato para esclarecimentos. Em meio a isso, surgiram notificações extrajudiciais cobrando esclarecimentos sobre transferências de valores para a Neoway Soluções Integradas em Serviços Ltda, empresa associada a Edna Oliveira dos Santos, que nega ser proprietária. A pressão aumentou com a notificação enviada à Rede Social Media Design Ltda na quarta-feira (22), com prazo de cinco dias úteis para resposta.
Bastidores do Corinthians: Diretor Administrativo Sob Pressão
Falando a veículos de imprensa, entre eles a ESPN, ele alegou estar sendo alvo de ‘perseguição política’, e afirmou que abriria queixa-crime por calúnia, injúria e difamação. Marcelo Mariano, diretor administrativo citado como nome que ‘pressionou’ o pagamento dos valores à Rede Social Media Design Ltda, permaneceu no cargo. Ainda segundo soube a ESPN, o afastamento de Mariano e Moura foi apontado por Augusto Melo como desnecessário, uma vez que não havia provas cabais de qualquer crime envolvendo ambos. A ESPN apurou que a decisão do presidente em manter no cargo o diretor administrativo foi o que levou à saída dos dois principais nomes do departamento jurídico do Corinthians. Além de Yun Ki Lee, que ocupava o cargo de diretor do departamento no Parque São Jorge, também renunciou ao posto Fernando Perino, diretor-adjunto. A decisão aconteceu após reunião entre Augusto Melo e Yun Ki Lee na noite da última sexta-feira (24), na sala da presidência do Corinthians.
Preocupações com a Imagem e Desdobramentos Jurídicos
A ESPN apurou que a ‘gestão de crise’ no Corinthians esteve pautada em duas frentes: além de manter a imagem de idoneidade do clube, assegurar que qualquer possível ilegalidade não fosse atrelada à VaideBet. Fontes ouvidas pela reportagem confirmaram a preocupação da empresa com o noticiário. ‘Eles [VaideBet] são parceiros incríveis desde o primeiro dia e sempre cumpriram o contrato integralmente’, ouviu a ESPN de uma fonte. A alegação é de que Corinthians e VaideBet não podem ser punidos por atos de terceiros que fujam ao controle do previsto em contrato em caso de alguma irregularidade. Além da preocupação com a imagem da patrocinadora, havia ainda nos bastidores do Parque São Jorge o alerta com uma possível investigação externa que pudesse iniciar em caso de uma denúncia sobre movimentações financeiras irregulares ao Ministério Público.
VaideBet Avalia Próximos Passos em Meio a Cenário Conturbado
A veículos de imprensa na última sexta-feira (24), a VaideBet se manifestou pela primeira vez publicamente sobre as denúncias envolvendo a intermediária do acordo de patrocínio com o Corinthians. A VaideBet informa que tem acompanhado atentamente as publicações e manifestações envolvendo o comissionamento do contrato de patrocínio ao Sport Club Corinthians Paulista, e que desde o mês de abril tem solicitado esclarecimentos sobre o caso. Durante as últimas semanas, a VaideBet pediu informações ao Corinthians em ocasiões variadas e realizou reunião presencial na sede do clube no dia 8 de maio, além de ter enviado um comunicado à diretoria na última segunda-feira (20). Desde o primeiro momento, a VaideBet foi contatada por um agente intermediário sobre a possibilidade de se firmar um acordo para patrocínio máster do Corinthians e foi conduzida pelo referido interveniente até a diretoria do clube para o início das negociações. Nunca houve contato com qualquer outra empresa a respeito da negociação para o acordo de patrocínio. A VaideBet observa com atenção os desdobramentos do atual cenário e conduziria internamente uma investigação do contrato, notificação extrajudicial cobrando esclarecimentos sobre o endereço fiscal da empresa.
Fonte: @ ESPN