ouça este conteúdo
Armas, animais mortos em cativeiro como cutias, preás, mocós, apreendidos em Valença após denúncia, investigação e mandados de busca.
📲 Acompanhe o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) realizaram hoje a operação Vale do Sambito nas cidades de Valença, Pimenteiras e São Miguel do Tapuio, com o objetivo de combater o tráfico de animais.
Durante a operação, as autoridades ambientais e policiais desempenharam sua missão de proteger a fauna local. A atividade conjunta resultou na apreensão de diversos animais silvestres, demonstrando o compromisso com a preservação da biodiversidade da região.
Operação conjunta contra caça ilegal de animais silvestres na região de Valença
Uma ação coordenada entre a Semarh, a Polícia Militar e a Força Estadual de Segurança Pública resultou em uma operação de grande impacto. O Major Denio Marinho, diretor de fiscalização da Semarh, destaca que a operação teve início a partir de uma denúncia formalizada, que trouxe informações precisas sobre tráfico e cativeiro de animais, caça e armamentos na região de Valença.
Após a denúncia, a DPMA foi acionada e, com o apoio da Semarh, realizou uma extensa investigação em campo nos municípios envolvidos. O trabalho minucioso permitiu confirmar detalhadamente o que foi reportado. Com as evidências coletadas, mais de 30 mandados de busca e apreensão foram concedidos pela Justiça.
A operação resultou na apreensão de 10 armas de fogo, incluindo nove espingardas e um revólver, além de diversos animais encontrados mortos e em cativeiros, como cutias, preás e mocós. Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia Regional de Valença, onde oito pessoas foram conduzidas para os procedimentos legais pela Semarh.
Os animais foram avaliados por uma equipe técnica e veterinária da Semarh. Aqueles em condições de retorno à fauna foram levados para a Serra Negra, visando sua reintrodução ao habitat natural. Já os que necessitavam de cuidados especiais de saúde foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Teresina, para receber os cuidados adequados antes da soltura.
Essa ação conjunta demonstra o compromisso das autoridades em combater atividades ilegais que ameaçam a fauna local. A operação foi fundamental para desmantelar essa rede de crimes ambientais e garantir a proteção da vida selvagem na região de Valença.
Fonte: © A10 Mais