ouça este conteúdo
Condição com sintomas semelhantes a um infarto relacionada a eventos estressantes como término de relacionamento ou morte de familiar.
Viver um momento de intenso estresse emocional, como uma separação ou o falecimento de um ente querido, pode desencadear a síndrome de cardiópata transtornada por estresse, uma condição que afeta diretamente a saúde cardíaca e pode ter desfechos fatais inesperados.
Além disso, é importante estar ciente dos riscos associados à síndrome de cardiópata transtornada por estresse, também conhecida como síndrome de Takotsubo, uma forma de cardiomiopatia induzida pelo estresse emocional intenso. Essa condição, apesar de reversível na maioria dos casos, requer atenção médica imediata para garantir a recuperação completa do paciente.
Síndrome de Cardiomiopatia Transtornada por Estresse: Uma Condição Complexa
A condição conhecida como síndrome do coração partido é uma dessas complicações e é caracterizada por sintomas que se assemelham a um infarto. Também chamada de ‘cardiomiopatia induzida pelo estresse’ ou ‘síndrome de Takotsubo’, a síndrome do coração partido ocorre quando os músculos do coração enfraquecem, causando dor no peito e falta de ar. Ela é desencadeada por eventos estressantes, ao invés da obstrução das artérias coronárias do coração. Por isso, não é considerada um infarto, apesar dos sintomas semelhantes.
Durante um episódio de síndrome de cardiópata transtornada por estresse;, o ventrículo esquerdo do coração sofre uma paralisia no ápice e no centro, que o deixa sem força para desempenhar sua função adequada. Esse quadro é desencadeado pela exposição excessiva a hormônios do estresse, como a adrenalina, que são produzidos quando somos submetidos a fortes emoções, explicou o cardiologista Gabriel Gonzalo, do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL).
A síndrome de cardiópata transtornada por estresse; geralmente é considerada uma doença de origem psicológica, relacionada à liberação de altas taxas de hormônios na corrente sanguínea. Porém, ela pode ser identificada por meio de exames de imagem, que mostram que a musculatura dos ventrículos, especificamente o esquerdo, não se contrai corretamente, diminuindo o fluxo sanguíneo.
Geralmente, os pacientes se recuperam em dias ou semanas, mas, em casos raros e não tratados adequadamente, podem levar ao óbito. Isso acontece devido a complicações decorrentes da síndrome, como arritmias cardíacas, formação de trombos intracavitários ou insuficiência cardíaca refratária.
Estresse-Induzida Cardiomiopatia: Causas e Sintomas
Quais são as causas da síndrome de cardiópata transtornada por estresse;? Segundo Jasvan Leite, cardiologista do Hcor, a síndrome pode ser causada por eventos estressantes e traumáticos, como morte inesperada de um ente querido, término de relacionamento, demissão do emprego, desastres naturais e, até mesmo, perda de bens materiais com valor emocional. Esse tipo de situação provoca um aumento da produção de hormônios do estresse no organismo, que podem gerar contração de alguns vasos cardíacos, lesando o coração.
Inclusive, estudos indicam que passar por situações estressantes, como essas, aumenta em duas vezes a chance de um infarto, explica o especialista. A síndrome foi descoberta há cerca de 35 anos, mas vem se tornando mais comum nos últimos tempos, devido ao nível de estresse e sobrecarga emocional no estilo de vida moderno. Essa doença tem origem psicológica, porém os danos causados ao coração são físicos e simulam um infarto do miocárdio, acrescenta o cardiologista.
Mulheres e idosos são os mais afetados pela síndrome de cardiópata transtornada por estresse;. Segundo Gonzalo, a síndrome é mais prevalente nesses grupos. No caso do público feminino, fatores hormonais podem estar relacionados. Alterações hormonais podem desempenhar um papel importante na predisposição à síndrome de Takotsubo.
Fonte: © CNN Brasil