Estudo sobre pré-diabetes apontou perda de peso de 22,9% em 176 semanas em pacientes com obesidade ou sobrepeso.
Um estudo recente revelou que o medicamento Tirzepatida, principal componente do Mounjaro, apresentou resultados impressionantes no tratamento de pacientes com pré-diabetes e obesidade ou excesso de peso. A injeção semanal desse princípio ativo foi capaz de reduzir significativamente o risco de evolução para o diabetes em pessoas que estavam no limiar da doença.
De acordo com a pesquisa, em apenas três anos de tratamento com Tirzepatida, o risco de desses pacientes evoluírem para o diabetes tipo 2 diminuiu drasticamente, chegando a um índice de 99%. Além disso, o estudo destacou a importância de um tratamento eficaz para evitar o desenvolvimento da doença, especialmente em pacientes com sobrepeso ou obesidade. Com esses resultados, a Tirzepatida se apresenta como uma opção promissora no combate ao diabetes, ajudando a prevenir a evolução de casos leves para formas mais graves da doença.
Descoberta promissora no tratamento da diabetes
O medicamento Tirzepatida, desenvolvido pela Eli Lilly, apresentou resultados impressionantes em um estudo clínico, destacando seu potencial no tratamento da diabetes. Com o objetivo de investigar a eficácia da medicação, o estudo SURMOUNT-1, publicado na revista científica The New England Journal of Medicine, envolveu 1.032 participantes que receberam diferentes doses do medicamento, com resultados mais expressivos obtidos com a dose de 15 mg.
Os resultados indicam que os indivíduos tratados com Tirzepatida perderam, em média, até 23% do seu peso corporal e mantiveram essa perda por mais de três anos, além de se beneficiarem de uma redução significativa no risco de desenvolver diabetes tipo 2. De acordo com Ania Jastreboff, diretora do Yale Obesity Research Center, esses resultados são ‘impressionantes’, e esforços adicionais são necessários para controlar a epidemia de diabetes tipo 2, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Os dados do estudo mostram que, em termos absolutos, quase 99% dos indivíduos tratados permaneceram livres de diabetes após 176 semanas. Além disso, o tratamento com Tirzepatida demonstrou benefícios não apenas na glicemia, mas em diversos outros marcadores de risco, incluindo a própria doença cardiovascular.
O Mounjaro, outro medicamento desenvolvido pela Eli Lilly, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro do ano passado para o tratamento de diabetes tipo 2. Apesar de ainda não ser comercializado no país, ele pode se tornar uma proposta de tratamento preventivo para grupos com predisposição a desenvolver a doença aqui no Brasil.
O diretor médico da Eli Lilly do Brasil, Luiz Magno, destaca o potencial do medicamento em tratar a doença, tanto em termos de perda de peso quanto de diabetes tipo 2, que afeta mais de 15 milhões de brasileiros. Além disso, o medicamento pode ajudar pacientes com obesidade, condição que afeta cerca de 25% da população adulta do país.
O que é o medicamento Tirzepatida? Ele faz parte de uma nova geração de medicamentos para o tratamento de diabetes tipo 2 que atuam em receptores de hormônios produzidos pelos intestinos, responsáveis pela sensação de saciedade, e demonstraram potencial para levar à perda de peso em pacientes obesos. As drogas agem ainda no metabolismo da glicose e no controle energético no corpo.
No caso da tirzepatida, a ação ocorre nos receptores dos hormônios GLP-1 e GIP.
Fonte: @ Veja Abril