Formulário do MEC para aperfeiçoar assistência técnica do Programa Escola em Tempo Integral pode ser respondido por mais de uma pessoa na Secretaria de Educação Básica.
Os gestores e técnicos dos municípios, estados e Distrito Federal têm até esta quarta-feira, 25 de setembro, para responder ao formulário do Ministério da Educação (MEC) e apresentar suas prioridades e desafios na implementação dos recursos recebidos no Ciclo 1 do Programa Escola em Tempo Integral.
A resposta ao formulário é fundamental para que o MEC possa entender melhor as necessidades e obstáculos enfrentados pelos gestores na execução do Programa Escola em Tempo Integral, que visa promover a educação integral dos estudantes. Além disso, a análise das respostas permitirá que o Ministério da Educação identifique áreas de melhoria e desenvolva estratégias para apoiar os municípios e estados na implementação de políticas de ensino integral e educação em tempo integral. É fundamental que os gestores participem ativamente desse processo para garantir o sucesso do programa.
Programa Escola em Tempo Integral: Uma Estratégia para a Educação Integral
O Programa Escola em Tempo Integral é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa promover a educação integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. A Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC é responsável por coordenar o programa e garantir a execução dos recursos financeiros destinados à criação de matrículas em tempo integral.
O objetivo da SEB é aperfeiçoar a assistência técnica para a execução dos recursos do Programa Escola em Tempo Integral, que visa induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Para isso, o MEC iniciou o período de adesão ao Ciclo 2 do Programa Escola em Tempo Integral (2024-2025) no dia 12 de agosto, seguindo as regras estabelecidas pela Portaria nº 777/2024 e o cronograma publicado na Portaria nº 48/2024.
As redes de ensino que desejam aderir ao ciclo e pactuar as matrículas têm até 31 de outubro para acessar o módulo ETI 24/25, do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). A adesão é voluntária e permite que as redes de ensino acessem os recursos financeiros destinados à criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica.
Investimento e Metas do Programa Escola em Tempo Integral
Para o novo ciclo, será fomentado mais 1 milhão de matrículas em todo o país, desde a creche até o ensino médio, incluindo estudantes com deficiências, de comunidades quilombolas, do campo e indígenas. O investimento será de R$ 4 bilhões no ciclo e a meta é alcançar, até o ano de 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.
O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, visando promover a educação integral e o ensino integral. Ele é coordenado pela SEB/MEC e tem a finalidade de viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.
Fonte: © MEC GOV.br
Qual o link da lista de presença da Live?!
Altamira – Pará
Gostaria de saber também
Boa tarde! Município de Capão da Canoa – Rio Grande do Sul.
Jesúpolis GoiásEscola Municipal Menino Jesus
Sete Lagoas – Minas Gerais
Carpegiani – Goianésia GO
Oie professora boa noite
Município de RondonópolisMT
Boa noite professora é um prazer estar on-line com vocês sou professor em Nova Bandeirantes MT. EE CEREJEIRAS SALAS ANEXAS PARAISO DO NORTE , ensino médio.
Solange Pellegrino – Jaqueira – PE
LUCIANA DALPRA DA CRUZ, BAIXO GUANDU ES . ESCOLA DO CAMPOS.
Boa noite… Cássia Severo Rosário do Sul…
São Luís do Curu Ceará
Excelente oportunidades para os municípios
Maria Eloiza Vicente, Lauro Muller, Santa Catarina. Escola Emília Mamede Soares.
Tupaciguara MG
Tempo integral só serve pra acabar com a saúde mental e trazer cansaço físico e metal.
Juvina Santos da Silva Rio Formoso -PE
Boa noite! Precisamos urgente de treinamentos pa os secretarios escolares! Temos duvidas quanto a elaboracao dos documentos dos alunos.
Janildes Sueli Metz Machado de Nova Prata do Iguaçu – Paraná
Alessandra Nunes
matriculamos muito mais alunos em 2024 do que pactuamos. estes alunos entrarão na matrícula inicial do censo escolar de 2024, então estes alunos não poderão ser pactuados em 2024?
SOU DE MATA GRANDE AL
temos turmas parciais em 2024 que se tornarão integral em 2025, estas pacturei em 2025, isso
joana DArc- SME_ Martinho Campos