Calendário Econômico: PIB Brasil e EUA, PCE, indicador de inflação, temporada de balanços, atividade econômica, setor agropecuário, núcleo e taxa de desemprego.
Investing.com – O Calendário Econômico para a próxima semana está repleto de eventos importantes para os investidores acompanharem. Dentre os destaques, teremos a divulgação dos indicadores do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil e nos Estados Unidos, além do PCE, Índice de Preços, que é o indicador de inflação preferido do Federal Reserve.
No que diz respeito ao Calendário Econômico, os investidores estarão atentos aos dados do PIB tanto do Brasil quanto dos EUA, assim como ao indicador de inflação PCE. Esses eventos impactam diretamente as decisões de investimento e políticas monetárias, sendo essenciais para se obter uma visão mais clara sobre a situação econômica global.
Calendário Econômico: PIB no Brasil e nos EUA, além de PCE, marcam a semana
Além disso, o período será de continuidade da temporada de balanços, com destaques como a Berkshire Hathaway, Ambev, BRF, XP e Americanas. CONFIRA: Calendário Econômico do Investing.com
Atividade econômica
A segunda preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos referente ao quarto trimestre de 2023 será divulgada na quarta (28), enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o indicador completo brasileiro na sexta (01º). ‘No último trimestre de 2023, o ritmo de crescimento anual deve ter permanecido estável (em comparação com o trimestre anterior). Em particular, estimamos que o setor de serviços manteve o crescimento anual de 1,8%, enquanto a indústria deve ter registrado alta anual 1,7% (ante 1,0% no 3T23) e o setor agropecuário deve seguir desacelerando, com alta de 5,6% (ante 8,8% no 3T23)’, destaca o Itaú BBA, que estima um PIB brasileiro de 2,9% para o ano como um todo, com agropecuária puxando boa parte da alta, seguida pelo setor de serviços e indústria. ACOMPANHE: Calendário da Temporada de balanços
Outros dados importantes
O Índice de preços PCE de janeiro será divulgado na quinta (29), sendo o indicador de inflação favorito do Fed. A expectativa do ING é de uma alta de 0,4% em termos mensais para o núcleo. ‘Os mercados financeiros voltaram a fixar preços de 75-100 pontos base em cortes nas taxas de juro do Fed este ano, tendo favorecido 150-175 pontos base apenas há algumas semanas’, recorda o ING, em nota, mencionando a resiliência da atividade, do mercado de trabalho e da inflação, o que sugere uma ‘improvável uma mudança iminente’. Na segunda (26), o Japão divulga o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Banco Central brasileiro informa dados de mercado aberto. Na terça (27), é a vez do IBGE apresentar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de fevereiro, considerado a prévia da inflação oficial, além dos dados de setor externo do BC. Na quarta (28), a Fundação Getulio Vargas apresenta o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) e a autoridade monetária brasileira as estatísticas monetárias e de crédito. Na quinta (29), o IBGE divulga a taxa de desemprego brasileira e o Banco Central as estatísticas fiscais. PMIs dos EUA, Japão e China entram no radar. Na sexta (01º), a Zona do Euro vai contar com dados de desocupação nos países que fazem parte do bloco. O fechamento da semana terá PMIs da Zona do Euro, Reino Unido, Brasil e novamente EUA.
Calendário Econômico: PIB no Brasil e nos EUA, além de PCE, marcam a semana
Temporada de balanços Os dados referentes ao quarto trimestre de 2023 serão apresentados por uma série de companhias brasileiras na próxima semana. Na segunda (26), é a vez de AES Brasil (BVMF:AESB3), BRF (BVMF:BRFS3) e Americanas (BVMF:AMER3), sendo que a varejista brasileira apresenta dados referentes aos primeiros três trimestres do ano passado, o que foi adiado da segunda passada. No mesmo dia, Berkshire Hathaway (NYSE:BRKa), empresa de investimentos de Warren Buffett, apresenta primeiro balanço após a morte de Charlie Munger, investidor-sócio do megainvestidor. Na terça (27), é a vez da XP (BVMF:XPBR31), Engie (BVMF:EGIE3), Marcopolo (BVMF:POMO4) e Porto Seguro (BVMF:PSSA3). Na quarta (28), Suzano (BVMF:SUZB3), Ultrapar (BVMF:UGPA3), C&A Modas (BVMF:CEAB3), Odontoprev (BVMF:ODPV3), Intelbras (BVMF:INTB3), Kepler Weber (BVMF:KEPL3) e Salesforce.com (BVMF:SSFO34) (EUA). Na quinta (29) é vez de Ambev (BVMF:ABEV3), Copel (BVMF:CPLE6), MRV (BVMF:MRVE3), Grendene (BVMF:GRND3) e HBR Realty (BVMF:HBRE3). Na sexta (01º), Cosan(BVMF:CSAN3). ———————————————————————————————— Se você quer acompanhar a temporada de balanços para alavancar seus ganhos com empresas listadas no mercado nacional ou internacional, incluindo XP, Berkshire, Ambev e muitas outras, o InvestingPro é para você. A plataforma contempla: Informações como projeções de lucro por ação (LPA) e receita das ações brasileiras e internacionais Histórico do que era previsto como LPA e receita e o que foi de fato reportado Gráficos que mostram a trajetória do dividend yield (DY) e perspectivas de pagamentos de dividendos Insights completos com as Protips. São uma nova ferramenta do InvestingPRO, que fornecem insights rápidos e descomplicados sobre as companhias, visando otimizar e dar mais embasamento para a tomada de decisões dos investidores. Leitores de nossas matérias têm acesso a um desconto especial de 10% nos planos Pro e Pro+ de um e dois anos. Basta usar o cupom INVESTIR. Se tiver dúvidas ou problemas relacionados aos desconto, basta entrar em contato com a equipe.
Fonte: © BR Investing