Inglês de 26 anos fichado criminalmente por insultos a torcedores do Liverpool sobre tragédia no Estádio Heysel; admitiu culpa: “
Porque sou um idiota
Porque sou um idiota
“.
O racismo é uma prática social que infelizmente ainda está presente em nossa sociedade, apesar de todos os esforços para combatê-la. Esse fenômeno repugnante se manifesta de diversas formas, desde piadas ofensivas até atos violentos, prejudicando muitas pessoas ao redor do mundo. É fundamental que todos se unam para combater o racismo e promover a igualdade entre todos os indivíduos, independentemente de sua cor de pele.
A luta contra o racismo está diretamente ligada à erradicação do preconceito e da discriminação em todas as suas formas. É inaceitável que as pessoas sejam julgadas e tratadas de maneira inferior por causa de sua raça, religião ou origem étnica. A intolerância não tem lugar em um mundo verdadeiramente justo e igualitário. Devemos educar e conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar e valorizar as diferenças, para que possamos construir um futuro mais inclusivo e harmonioso para todos.
.
Racismo: Everton torcedor fichado criminalmente e punido por abusos racistas
+ Veja a tabela do Campeonato Inglês 2023/24 Joel Barwise se declarou culpado perante o Tribunal de Magistrados de Sefton nesta terça-feira. Ele insultou os torcedores do Liverpool sobre a tragédia no Estádio Heysel, ocorrida em 29 de maio de 1985. Naquela ocasião, Liverpool e Juventus se enfrentariam na final da Liga dos Campeões.
Torcedores das duas equipes entraram em confronto, resultando em 39 mortes e mais de 600 feridos. Um segurança particular de Anfield também testemunhou esse fã do Everton proferir ofensas racistas quando o nome de Salah foi anunciado, antes do jogo em 21 de outubro de 2023.
Salah foi alvo de ofensas racistas antes do início da partida entre Liverpool e Everton — Foto: Getty Images Inicialmente, o torcedor negou ser a pessoa responsável por esses insultos, alegando erro de identificação. Porém, depois assumiu a autoria.
Ao ser questionado sobre a motivação, ele afirmou: ‘Porque sou um idiota’. Joel Barwise está impedido de frequentar qualquer evento de futebol no Reino Unido, deve entregar seu passaporte quando o Everton jogar fora da Inglaterra, e também não pode se aproximar do estádio Goodison Park ou de qualquer outro local quando sua equipe estiver atuando na Premier League.
— Joel Barwise se considera um torcedor devoto do Everton, mas suas ações trazem desonra ao clube. Ele menosprezou uma tragédia no futebol e proferiu abusos racistas contra um jogador importante do Liverpool. O futebol não tolera esse tipo de comportamento — afirmou a promotora sênior da Coroa, Angela Conlan.
Veja também
Fonte: © GE – Globo Esportes