O TJSP recebeu denúncia do MP sobre esquema criminoso de notas fiscais fraudulentas envolvendo grandes farmacêuticas. Operação Hinsberg investiga o caso.
O mundo fitness está em constante crescimento e os influenciadores fitness se destacam nesse cenário, compartilhando dicas de exercícios, alimentação saudável e estilo de vida. Um exemplo é o influenciador fitness Renato Cariani, que inspira milhares de seguidores a adotarem hábitos mais saudáveis em suas vidas.
Além dos influenciadores fitness, os personal trainers e instrutores de academia também desempenham um papel fundamental na orientação e motivação de quem busca melhorar sua saúde e forma física. Seguir as recomendações desses profissionais pode ser o primeiro passo para alcançar os objetivos de fitness e bem-estar.
.
Influenciador fitness: acusado de participar de esquema criminoso
Um grupo deverá comparecer ao tribunal para responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais. Entre os envolvidos está Cariani, que foi acusado de fazer parte de um esquema criminoso relacionado ao desvio de produtos químicos utilizados na fabricação de entorpecentes, o que foi alvo de uma investigação da Polícia Federal na Operação Hinsberg.
De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público, empresas licenciadas em Diadema (SP) forneciam produtos químicos e emitiam notas fiscais fraudulentas, simulando a venda de insumos para grandes farmacêuticas, mas que na verdade eram desviados para traficantes. Essas substâncias, como acetona, éter etílico e acetato de etila, eram utilizadas no refino e adulteração de cocaína e crack.
Uma das empresas sob investigação pertencia a Cariani, e de acordo com os promotores, foram identificadas 60 transações desse tipo, totalizando aproximadamente 12 toneladas de produtos químicos destinados ao tráfico.
Influenciador fitness: acusado de lavagem de capitais
Segundo a acusação, Cariani e os demais réus teriam ocultado valores provenientes dos crimes de tráfico de drogas por meio de depósitos em espécie, convertendo esse montante em ativos lícitos no valor aproximado de 2,4 milhões de reais. A juíza Maria Vendeiro, da 3ª Vara Criminal de Diadema, estipulou um prazo de dez dias para que os réus apresentem suas defesas, além de exigir a entrega dos passaportes em 24 horas e proibir a saída do país.
Cariani possui mais de 7,8 milhões de seguidores no Instagram, onde se apresenta como professor de química e educação física, atleta profissional, empresário e youtuber. A Agência Brasil entrou em contato com o influenciador e aguarda por um posicionamento. Por Elaine Patricia Cruz Edição: Aline Leal Fonte: @agencia.brasil
Fonte: © Direto News